Impeachment de Witzel: relatório será votado em plenário no dia 23

Para que o processo continue são necessários 47 votos

Publicado em sexta-feira, 18 Setembro, 2020 - 16:54 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

A etapa seguinte do processo de impeachment do governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, já tem data para ocorrer. Será na próxima quarta-feira, dia 23 de setembro.

Neste dia, todos os 70 deputados da Alerj vão dizer se acatam ou não o parecer do relator do processo, deputado Rodrigo Bacellar, recomendando a continuidade. Para que o impeachment prossiga é necessário o “sim” de dois terços do legislativo, ou seja, 47 votos.

Se isso acontecer, Witzel será afastado temporariamente do cargo enquanto o Tribunal de Justiça conduz a etapa final, em que cinco deputados eleitos pela Alerj e cinco desembargadores escolhidos em sorteio vão analisar o processo e decidirão pela cassação definitiva do mandato.

A confirmação da data para a próxima sessão foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira junto com o resultado da votação feita na comissão do impeachment, que por unanimidade decidiu pela continuidade do processo.

Witzel terá oportunidade de se defender na própria sessão de votação, e já declarou que irá fazê-lo presencialmente. O governador, que já estava afastado por decisão judicial, passa pelo processo de impeachment por causa das denúncias de fraudes e desvios em contratos para a construção e gestão dos hospitais de campanha e para a administração de diversas unidades de saúde. Mas alega que não há provas da sua participação nesses esquemas, e que teria, inclusive, determinado a investigação e o afastamento dos envolvidos.

 

Ouça também:

Comissão da Alerj aprova relatório a favor de impeachment de Witzel

Relator de processo de Witzel na Alerj conclui pelo impeachment

Edição: Sumaia Villela

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Ceará interrompe reabertura e impõe restrição em municípios

Casos de covid-19 vêm aumentando em algumas regiões do estado

Baixar arquivo
Política

Conselho de Ética do Senado sugere afastamento de Chico Rodrigues

Senador entraria em licença por 121 dias, segundo recomendação do presidente do conselho, senador Jayme Campos (DEM-MT)

Baixar arquivo
Saúde

Nitazoxanida tem eficácia comprovada contra o coronavírus

O medicamento nitazoxanida, originalmente usado contra verminoses, é o primeiro a se mostrar cientificamente eficaz no combate à covid-19, em pacientes na fase inicial da doença. Isso porque mata o novo coronavírus, sem danificar a célula onde ele se hospeda.

Baixar arquivo
Saúde

"CoronaVac é a vacina mais segura", afirma diretor do Butantan

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou nesta segunda-feira (19) que a vacina chinesa contra o coronavírus, a CoronaVac, se mostrou até o momento a mais segura entre todas que estão em desenvolvimento no mundo.

Baixar arquivo
Geral

País terá cadastro positivo de bons motoristas

Novidade está prevista no novo Código de Trânsito Brasileiro, que passa a valer em abril de 2021

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Animais silvestres são apreendidos em feira do Rio de Janeiro

Comercialização e tráfico de animais silvestres é crime contra a fauna; pena prevista é de até um ano de prisão, além do pagamento de multa

Baixar arquivo