Senadores adiam para a próxima semana debate sobre PEC Emergencial

Publicado em 25/02/2021 - 21:56 Por Kariane Costa - undefined

Após pressão dos senadores da oposição, o início do debate sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Emergencial no Senado foi adiado para a próxima semana.

A princípio, os líderes partidários acordaram que somente seria feita a leitura do parecer do senador Márcio Bittar (MDB-SP) na sessão desta quinta-feira (25), mas nem isso ocorreu.

A principal critica à proposta é o trecho que retira a obrigatoriedade de um percentual mínimo de investimento em educação e saúde por parte de estados e municípios.

O texto também prevê, entre outros pontos, a redução, em situações consideradas de emergência, de 25% dos salários e da jornada dos servidores e empregados públicos, além da suspensão de benefícios e promoções.

Essa proposta de emenda à constituição é a que traz de volta o auxílio emergencial em razão da pandemia, o que acaba condicionando a prorrogação do beneficio ao arrocho fiscal. Diante do impasse, parte dos senadores querem votar a PEC em duas partes separadas: primeiro, a prorrogação do auxílio emergencial, e depois a questão dos ajustes fiscais. A PEC Emergencial, apelidada de PEC dos Gatilhos,  foi enviada pelo governo ao Congresso em 2019, e prevê uma série de mecanismos em caso de descumprimento do teto de gastos (regra que limita o aumento das despesas da União à inflação do ano anterior).

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Covid-19: Brasil já aplicou mais de 32 milhões de doses de vacina

Até este sábado (17), foram mais de 32 milhões de doses de vacina contra a covid-19. 24 milhões de pessoas já tomaram a primeira dose e mais de 8 milhões, a segunda dose.

Baixar arquivo
Geral

Fiscalização impede festa para 500 pessoas no Recreio, bairro do Rio

Desde que novo decreto foi publicado, a prefeitura da capital já registrou mais de 13 mil autuações, multando 624 estabelecimentos e ambulantes e fechando 185.

Baixar arquivo
Geral

Nova rodada do auxílio emergencial foi paga hoje

O dinheiro só pode ser movimentado pelo aplicativo CAIXA Tem. Para sacar valor em espécie ou transferir para conta-corrente, é preciso aguardar de duas a quatro semanas.

Baixar arquivo
Geral

Menino de oito anos é baleado na cabeça no Rio; estado é grave

Kaio Guilherme Barauna está internado no Hospital Municipal Pedro II. De acordo com familiares, a criança participava de uma comemoração, quando foi atingida.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Saúde alerta para reforço da vacina contra covid-19

A ideia agora é fazer parcerias com os conselhos regionais de saúde para diminuir esse número.

Baixar arquivo
Geral

Lideranças de rodas de samba, no Rio, buscam apoio para músicos

Uma das frentes para estruturar esse auxilio é a criação de um grupo de trabalho pela Câmara de Vereadores do Rio. 

Baixar arquivo