Senadores concordam com urgência da votação do auxílio emergencial

Benefício consta de PEC que também propõe desvinculação de receitas

Publicado em 02/03/2021 - 15:21 Por Leandro Martins - Brasília

O Senado discute o auxílio emergencial. A proposta está dentro da PEC Emergencial, que deve ser votada nesta quinta-feira (4). O texto da PEC tem pontos polêmicos, um deles é a desvinculação de receitas previstas na Lei Orçamentária para saúde e educação.

A Constituição estabelece que os estados devem destinar 12% da receita para o SUS e 25% para o ensino, enquanto os municípios devem repassar 15% e 25%, respectivamente.

Depois que senadores da oposição e também parlamentares governistas declararam voto contrário à retirada de investimentos mínimos em saúde e educação, o relator da PEC, senador Marcio Bittar, do MDB do Acre, retirou este artigo do projeto.

Mas, mesmo sem mexer no orçamento da saúde e da educação, os senadores defendem a aprovação rápida do auxílio emergencial durante a pandemia da covid-19, deixando para discutir depois as medidas econômicas do governo federal, como aponta o senador Alessandro Vieira, do Cidadania de Sergipe.

Já o vice-líder do governo, senador Carlos Viana, do PSD de Minas Gerais, concorda com a urgência em aprovar o auxílio emergencial. Mas ele adverte que é preciso ter de onde retirar os recursos.

Para viabilizar a proposta, o relator Márcio Bittar incluiu no texto uma cláusula de calamidade, que permite ao governo recriar e manter o pagamento do auxílio emergencial por alguns meses de 2021, sem violar o teto de gastos, nem a meta fiscal para o ano.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Covid-19: vacina pesquisada em MG tem resposta positiva em camundongos

Pesquisa é desenvolvida por pesquisadores da Fiocruz e da Universidade Federal de Minas Gerais. Fase atual é de testes em macacos.

Baixar arquivo
Cultura

Museu Nacional do RJ inaugura mostra virtual sobre povos indígenas

A diversidade e a cultura dos povos indígenas poderão ser vistas em uma mostra virtual do Museu Nacional no Rio de Janeiro, por meio de painéis históricos, musicas, filmes e fotografias. A exposição Os Primeiros Brasileiros foi inaugurada nesta terça-feira.

Baixar arquivo
Política

Senado cria CPI da covid-19

Comissão investigará ações do governo federal no enfrentamento da pandemia e também denúncias de desvios de recursos da União repassados a estados e municípios.

Baixar arquivo
Cultura

Lançado o "Mapeamento de Projetos Sociais Arte Toda Gente"

Foi lançado nesta terça-feira o Mapeamento de Projetos Sociais Arte de Toda Gente, uma parceria da Funarte-Fundação Nacional de Artes –  e a Universidade Federal do Rio de Janeiro. As iniciativas são relacionadas com música,  artes, patrimônio, inclusão e acessibilidade.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Peixes aparecem em afluente do Rio Pinheiros, em SP, e causam surpresa

O governo do estado diz que a presença dos animais são resultado do programa de saneamento básico da região. Coordenador de ONG afirma, no entanto, que ainda falta muito para o rio ser considerado despoluído.

Baixar arquivo
Segurança

PA, SC, RS e DF registram queda nos índices de criminalidade

Três estados brasileiros e o Distrito Federal apontaram queda na criminalidade no mês passado. Para o membro do Fórum Nacional de Segurança Pública, Rafael Alcadipani, a redução de crimes tem mais relação com a pandemia do que com a atuação da polícia. Mas os secretários de segurança discordam.

Baixar arquivo