Senado cria CPI da covid-19

Comissão investigará ações do governo no enfrentamento da pandemia

Publicado em 13/04/2021 - 21:13 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, do Democratas, leu nessa terça-feira (13), em plenário, o ato de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as ações do governo federal no enfrentamento da pandemia de coronavírus e do colapso da saúde no Amazonas, requerido pelo senador Randolfe Rodrigues, do partido Rede .

Também foi lido o requerimento do senador Eduardo Girão, do Podemos, para incluir nas atribuições da CPI a investigação de denúncias de fraudes e desvios de recursos repassados pelo governo federal a estados e municípios.

Rodrigo Pacheco destacou que a CPI terá limites para investigar prefeitos e governadores.

Na semana passada, o ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso concedeu uma decisão liminar aos senadores Alessandro Vieira e Jorge Kajuru, os dois do Cidadania, reconhecendo que o pedido de criação da CPI feito pelo senador Randolfe Rodrigues estava de acordo com a Constituição e que a comissão deveria ser instalada.

Após essa decisão, o Senado incluiu o tema na pauta dessa terça-feira. Já o plenário do Supremo deve julgar esse assunto nesta quarta.

A leitura dos requerimentos de criação da CPI da covid em plenário é formalmente o primeiro passo. O próximo é a instalação da comissão, com a definição do presidente, do relator e dos integrantes do colegiado, o que deve ocorrer em até 10 dias.

A meta dos senadores é concluir os trabalhos da CPI em 90 dias.

Edição: Roberto Piza/ Sumaia Villela

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Senadores querem ir à China para negociar mais vacinas

A vacina do laboratório Sinopharm foi aprovada para uso emergencial

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa comprova que frascos de vacinas da Coronavac trazem 10 doses

Investigação da Anvisa comprova que frascos de vacinas da Coronavac, produzidos pelo Instituto Butantan, trazem as 10 doses previstas para aplicação. O resultado foi divulgado pela Agência nesta segunda-feira.

Baixar arquivo
Saúde

Para conter a covid, Batatais, em São Paulo, começa semana em lockdown

A cidade de Batatais, no interior de São Paulo, começou a semana em lockdown. O bloqueio total é uma forma de tentar conter o aumento de mortes no município em função do coronavírus.

Baixar arquivo
Saúde

Inpi prioriza tecnologias e fármacos destinados ao combate da covid-19

O Inpi, órgão responsável pelas patentes no Brasil, está priorizando o trâmite de processos que sejam voltados para tecnologias e fármacos destinados ao combate ao novo coronavírus. O objetivo é acelerar o exame de pedido de patentes de produtos relacionados à covid-19.

Baixar arquivo