Conselho de Ética aprova suspensão do mandato de Daniel Silveira

Publicado em 07/07/2021 - 15:49 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados votou a favor da suspensão, por seis meses, do mandato de Daniel Silveira, parlamentar do PSL do Rio de Janeiro.

Foram 12 votos a favor e oito contrários ao parecer do relator, deputado Fernando Rodolfo, do PL de Pernambuco. O parecer considerou que Daniel Silveira quebrou o decoro parlamentar ao gravar um vídeo em que proferiu ameaças a ministros do Supremo Tribunal Federal e pediu a reedição do AI-5, o ato mais repressivo da ditadura militar.

O relator Fernando Rodolfo considerou que o ato do parlamentar foi grave, mas que não justifica a perda do mandato. Para ele, seis meses talvez fossem pouco tempo de punição, mas, perder o mandato pelo que o deputado falou poderia abrir um precedente perigoso na Câmara.

Parlamentares do PT, PSOL, PSB, Novo e PSDB protocolaram um voto separado pedindo a perda do mandato de Daniel Silveira. Segundo a deputada do PSOL gaúcho, Fernanda Melchionna, não se trata apenas de ofensa aos ministros do Supremo. Para a deputada foi uma incitação ao ódio e uma ameaça às liberdades democráticas de todo o país, ameaçando ao conjunto do Congresso Nacional e à auto-organização de toda a população.

Daniel Silveira está preso desde fevereiro por determinação do ministro so STF, Alexandre de Moraes, com base na Lei de Segurança Nacional. O deputado pediu desculpas pelo vídeo postado nas redes sociais, mas o plenário da Câmara acabou confirmando a prisão.

O advogado de Silveira, Samuel Pinheiro, admitiu que o parlamentar se excedeu, mas criticou a proposta de cassação do mandato. Para ele, existe uma diferença muito grande entre o que o deputado falou, e entre o que o deputado de fato realizou.

A defesa poderia recorrer da decisão do Conselho de Ética, mas o advogado de Daniel Silveira disse que acolhe a manifestação do colegiado, que votou pela suspensão do mandato por seis meses.

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo
Economia

Arrecadação federal bate recorde em março e soma mais de R$ 190 bi

Esse foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica, que começou em 1995. O valor é 7,2% maior do que o registrado em março do ano passado.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil melhora cobertura vacinal contra a poliomielite em 2023

Segundo o Ministério da Saúde, das 16 vacinas indicadas para o público infantil, 13 tiveram aumento na cobertura vacinal. Para o Unicef, desafio é levar a vacinação para além das unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo