Câmara aprova MP do teletrabalho; texto segue para o Senado

Matéria precisa ser votada até domingo, para não perder validade

Publicado em 03/08/2022 - 19:02 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (03) a medida provisória que regulamenta o trabalho remoto e muda regras de concessão do auxílio-alimentação pago aos trabalhadores.

De acordo com a proposta, o teletrabalho pode ser por jornada, produção ou por tarefa. Fica regulamentado também o modelo híbrido, em que o trabalhador realiza as tarefas de forma presencial em alguns dias e, em outros, fica de home office.

A Medida Provisoria ainda permite o teletrabalho para estagiários e dá prioridade aos empregados com deficiência ou com filhos de até 4 anos de idade.

Para a oposição, a regulamentação reduz os direitos e remunerações de quem está em trabalho remoto, como argumentou o deputado Bira do Pindaré, líder do PSB na Câmara.

Também foi muito criticado o dispositivo que permite que o acordo individual entre trabalhador e patrão defina os horários e os meios de comunicação para o trabalho remoto, desde que assegurados os repousos legais.

Para a oposição, o acordo individual fragiliza a posição do empregado frente ao patrão. Melhor seria que essa negociação fosse feita pelo conjunto dos trabalhadores. Já para o líder do Novo, deputado Tiago Mitraud, o trabalhador deve poder fazer acordos individuais.

Em relação ao auxílio-refeição ou alimentação, o texto permite a portabilidade entre empresas que fornecem esses tickets e autoriza que o empregado possa sacar esse recurso em dinheiro após 60 dias de não utilizado o saldo do auxílio. Sobre o vale refeição, a proposta exige que o recurso seja usado em restaurantes ou para compra de alimentos no comércio, em uma tentativa de evitar o uso de recurso para outros fins.

A Medida agora segue para análise do Senado, que precisa votar a MP nesta semana se não o texto perde a validade.

Edição: Jacson Segundo / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de terça e próximas partidas de futebol

Pela Copa Sul-Americana, dois brasileiros em campo, o Athletico Paranaense visita o Danúbio no Uruguai. E o Bragantino recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai, em Bragança Paulista.

Baixar arquivo
Economia

Como declarar pensão alimentícia paga e recebida no Imposto de Renda?

O valor pago com pensões alimentícias pode ser deduzido do Imposto de Renda.

Baixar arquivo