A Comissão de Justiça e Redação da Câmara do Rio de Janeiro negou, nesta quarta-feira, o recurso apresentado pelo vereador Gabriel Monteiro em que alega irregularidades na fase de instrução do processo no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.
Com isso, o processo avança para a próxima etapa com a votação em plenário, nesta quinta-feira, do Projeto de Decreto Legislativo que pede a cassação de Monteiro.
O relator do recurso, o vereador Dr. Gilberto, ressaltou que o processo está inteiramente de acordo com as regras legais.
O vereador Gabriel Monteiro é réu na justiça em processo que apura filmagem e armazenagem de cenas de sexo dele com uma adolescente de 15 anos e também por crime sexual, assédio sexual e importunação a ex-funcionários. O parlamentar ainda aparece em vídeos divulgados nas redes sociais acariciando uma criança e induzindo as falas de outra menor em situação de vulnerabilidade.
A votação que vai decidir se Gabriel Monteiro será cassado por quebra de decoro parlamentar será aberta. Os parlamentares e a defesa terão direito a fala. Para aprovação, é necessário o voto favorável de 2/3 dos vereadores, ou seja, 34 votos.
A defesa de Monteiro afirmou que continuará aguerrida e fará questão de demonstrar na sessão desta quinta alguns apontamentos que provam a inocência do parlamentar.
![Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil Brasília, 02/02/2025 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (c) reunido com os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (d), e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (e)
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília - Índios Munduruku fazem manifestação, em frente ao Ministério da Justiça, pela demarcação da terra indígena Sawre Muybu, no Pará.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal JrAgência Brasil Chuva no Plano Piloto em Brasília](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fernando Frazão/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ) 08/03/2024 - Foto feita em 01/11/2019 - Pedágio na linha amarela administrada pela empresa Lamsa desde 1997.
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![pintodamadrugada/Instagram Brasília (DF) 03/02/2025 -ECarnaval: Pinto da Madrugada prepara folia nas ruas de Maceió
Maior bloco de rua de Alagoas é inspirado no Galo da Madrugada
Foto: pintodamadrugada/Instagram](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Polícia Federal/divulgação PF, ICMBio, MTE e MPT combatem garimpo ilegal e trabalho análogo à escravidão no AM
Setenta trabalhadores em condições análogas à escravidão foram encontrados no garimpo ilegal. Foto: Polícia Federal/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)