Estados, e Distrito Federal, de um lado, e União, do outro, se reuniram no Supremo Tribunal Federal, nesta terça-feira, para tentar chegar a um acordo sobre o ICMS dos combustíveis.
Isso porque duas ações sobre os combustíveis tramitam na corte. Uma é resultado da ação de 11 estados que ingressaram no Supremo questionando a constitucionalidade da lei que limitou a alíquota do ICMS a 18% sobre combustíveis, energia elétrica, telefonia e transporte público. Além disso, em outra ação, o presidente da república, Jair Bolsonaro, pede que o Supremo limite a alíquota do ICMS sobre os combustíveis.
No início da reunião, o ministro da Economia, Paulo Guedes, argumentou que a arrecadação de impostos está crescendo e os estados não devem perder receita com o corte no ICMS.
Por outro lado, os estados estimam uma perda na arrecadação anual de R$ 87 bilhões, além de argumentarem que a redução da alíquota do ICMS invade a competência dos estados. O secretário da Fazenda de São Paulo, Felipe Salto, defendeu que já há perda real da arrecadação do ICMS.
O relator das ações sobre o ICMS no Supremo, o ministro Gilmar Mendes, criou uma comissão especial com representantes dos estados e da União para tentar chegar a um acordo sobre o tema. As partes têm até 4 de novembro para encontrar uma solução para o impasse. Caso contrário, o STF vai julgar as ações sobre o tema.
![Action Images via Reuters/Carl Recine/Direitos Reservados Jogador posiciona bola para cobrança de escanteio em partida da Premier League - campeonato inglês](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antônio Cruz/Agência Brasil Brasília (DF), 11/02/2025 - Ministro da Fazenda Fernando Haddad, tendo ao lado o presidente do Senado Federal Davi Alcolumbre, o ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha e o senador Randolfe Rodrigues, fala com jornalistas após reunião na residência oficial do Senado. Na reunião, os ministros vão entregar a Alcolumbre a lista dos projetos prioritários do governo federal em tramitação no Congresso e os que ainda serão enviados à Casa. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Arte EBC Podcast Dizem as fontes, episódio 3 o público](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ralf Vetterle/Pixabay Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima – COP28. – Meio Ambiente; mudanças climáticas; poluição do ar; fumaça fábricas; chaminés; CO2. Foto: Ralf Vetterle/Pixabay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil Brasília (DF) 13/02/2025 - Movimentação no último dia do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Escolha sua manifestação em apenas um clique.
Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.
Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.
Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.