A decisão para o cargo de presidente da República e de governador em 12 estados ficou para o segundo turno, dia 30 de outubro. Quem não compareceu às urnas no último domingo, por diversos motivos, tem que justificar essa ausência para ficar em dia com a justiça eleitoral.
E isso deve ser feito até o dia 1º de dezembro, por meio do aplicativo e-título ou pelo site do Tribunal Superior Eleitoral. Mas é importante lembrar que o segundo turno de qualquer pleito é considerado, para contagem da justiça eleitoral, uma eleição independente. Então, mesmo para quem não votou no primeiro turno, ou nem justificou, é possível votar. Assim, a dívida com a justiça eleitoral fica referente apenas ao primeiro turno.
Agora, quem pediu voto em trânsito e não vai estar naquela cidade no segundo turno, não há o que fazer. Vai ter que justificar, já que o prazo para pedir essa modalidade de votação acabou no dia 18 de agosto.
Como cada turno equivale a uma eleição diferente, até aqueles eleitores que não têm obrigação de votar – abaixo de 18 anos e acima de 70 anos – não precisam se preocupar se votaram somente no primeiro turno ou não votaram em nenhum dos dois.
Já para os que são obrigados a votar é importante fazer a justificativa, porque quem não votar em três turnos diferentes de eleições perde direitos importantes, como tomar posse em concurso público ou não poder emitir passaporte. Sendo assim, quem justificou no primeiro turno e não vai poder votar no segundo deve justificar novamente.
O horário das eleições pelo Brasil vai seguir novamente a hora oficial de Brasília. Entre 8h e 17h, independente da hora local em cada cidade. Já no exterior, a votação vai seguir a hora local – de 8h às 17h – independente de que horas serão na capital federal.