Lula retoma Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável

Publicado em 04/05/2023 - 17:15 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Criado há 20 anos, mas com atividades interrompidas no governo anterior, o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável está de volta.

O decreto que retoma o chamado Conselhão foi assinado, nesta quinta-feira (4), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em cerimônia no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

O colegiado volta à ativa para debater assuntos de interesse da população, em diversos setores, e propor políticas públicas para o governo federal.

Diante dos 246 conselheiros empossados na cerimônia, o presidente Lula fez questão de dizer que o espaço não é apenas para debate.

Entre as representações sociais representadas no conselho, estão movimentos sociais, membros do setor financeiro, direitos humanos, econômico, e do agronegócio, por exemplo.

O ministro de Segurança institucional, Alexandre Padilha, que coordena o Conselhão, destacou a divergência de pensamentos e propostas, no colegiado, mas disse que o problema da desigualdade é um consenso.

Uma das conselheiras é Sueli Carneiro, intelectual, feminista e ativista do movimento negro, que destacou a desigualdade racial.

O presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Andrade, defendeu o combate à pobreza com pauta central do conselhão e disse estar confiante na reindustrialização do país.

Depois da instalação do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, serão criados grupos temáticos de trabalho para debaterem assuntos específicos de cada setor.

Edição: Nadia Faggiani / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Internacional

Lula cobra desculpas do Equador por invasão à embaixada do México

A declaração foi dada durante a Cúpula Virtual da CELAC, Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, motivada justamente para discutir a invasão da embaixada do México, no Equador.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus apresenta alta para o PIB e taxa Selic

Os economistas e analistas consultados pelo Banco Central esperam que a Selic feche o ano a 9,13%, antes a expectativa era de 9%.

Baixar arquivo
Política

Lula vai à Colombia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo
Internacional

Economia do Brasil deve crescer 2,2%, aponta expectativa do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2,2% em 2024. O dado é o mesmo estimado pelo governo federal. A entidade divulgou, nesta terça-feira, as previsões para vários países no mundo.

Baixar arquivo
Geral

Análise de suposta bomba em aeroporto de Brasília é inconclusiva

Os dois pacotes, envolvidos em fita adesiva, foram encontrados no estacionamento dos carros de aplicativos. Os artefatos foram detonados pela Polícia.

Baixar arquivo
Geral

Ganhadores do Nobel de Medicina, Física e Química estão no Brasil

Três importantes cientistas ganhadores do Prêmio Nobel estão no Brasil para uma série de palestras no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Baixar arquivo