STF decide qual partido vai herdar vaga de Deltan Dallagnol na Câmara

Publicado em 09/06/2023 - 19:39 Por Oussama El Ghaouri - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Supremo Tribunal Federal começou a decidir nesta sexta-feira quem deve assumir o mandato de Deltan Dallagnol na Câmara dos Deputados. O ex-procurador da República foi eleito deputado federal pelo Podemos do Paraná em 2022 e foi cassado neste ano pelo Tribunal Superior Eleitoral. O caso foi parar no Supremo porque o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná decidiu dar ao Partido Liberal a vaga deixada por Dallagnol.

O entendimento do TRE do Paraná foi de que nenhum outro candidato do Podemos atingiu o número mínimo de votos exigidos pela lei eleitoral para assumir a vaga. Só que na quarta-feira, a pedido do Podemos, o ministro Dias Toffoli, relator do no STF, não entendeu do mesmo jeito e determinou a posse imediata do primeiro suplente do Podemos, Luiz Carlos Hauly.

Agora, o plenário virtual do supremo está decidindo se mantém ou não a decisão de Dias Toffoli.  Até o início da noite desta sexta-feira quatro dos dez ministros entenderam que a vaga deve ficar com o Podemos, o partido do ex-deputado Deltan Dallagnol: Dias Toffoli, Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes e André Mendonça.

Pra eles, a cassação de Dallagnol se deu porque o registro da candidatura foi indeferido. Então, os 344 mil votos recebidos por ele não podem ser desconsiderados e devem contabilizados para o Podemos, ou seja, a vaga conquistada pela agremiação deve ser preenchida pelo suplente mais votado da mesma legenda, independente do número mínimo de votos exigidos pela lei eleitoral.

Já o ministro Edson Fachin entendeu que a decisão do TRE do Paraná está correta, ou seja, a vaga deixada por deve ser do Partido Liberal porque há necessidade de se atingir o número mínimo de votos exigidos pela lei eleitoral. Então, até o início da noite desta sexta-feira o placar estava em 4 a 1 para que a vaga fique com o Podemos. Os ministros do STF têm até a meia-noite desta sexta para votar. 

Edição: Nadia Faggiani/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Meio Ambiente

Estudo aponta aumento de poluição do Tietê e pior resultado desde 2012

A mancha de poluição na Bacia do Rio Tietê, que corta quase todo o estado de São Paulo, aumentou 47 quilômetros e saltou para 207 quilômetros, de acordo com as últimas medições, feitas este ano.

Baixar arquivo
Política

Lula vai aos EUA para participar da Assembleia Geral da ONU

Neste ano, o tema central da Assembleia Geral da ONU é “Unidade na diversidade, para a promoção da paz, do desenvolvimento sustentável e da dignidade humana para todos, em toda parte”. 

Baixar arquivo
Geral

Primavera começa no dia 22 de setembro; o que esperar para a estação?

Meteorologista diz que, em 2024, a primavera deve ser um pouco mais chuvosa que no ano passado, mas dentro da normalidade, já que, em 2023, as chuvas atrasaram por conta do El Niño.

Baixar arquivo
Geral

TSE esclarece que comprovante de voto não vale como prova de vida

Tribunal Superior Eleitoral e o INSS alertam para fake news - que circula desde a eleição de 2022 - sobre documentos para prova de vida exigidos para aposentados e pensionistas do INSS. 

Baixar arquivo
Saúde

Guia de prevenção ao suicídio é lançado por OPAS e Ministério da Saúde

Foi lançada, nessa quinta-feira, a primeira versão em português do Viver a Vida (guia de implementação para a prevenção do suicídio nos países), do Ministério da Saúde e da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde).

Baixar arquivo
Cultura

Caruru dos Sete Meninos ganha título de patrimônio imaterial da Bahia

O título foi aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura e o registro deve ser publicado no Diário Oficial da Bahia em 27 de setembro, quando se comemora o Dia de São Cosme e Damião.

Baixar arquivo