PPA participativo já recebeu mais de 7 mil propostas de todo o país

Representantes da sociedade podem indicar prioridades para o país

Publicado em 14/07/2023 - 14:55 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Com quase um milhão e oitocentas mil pessoas acompanhando pelas redes sociais, aconteceu nesta sexta-feira (14) a última plenária de elaboração participativa do Plano Plurianual (PPA). No encontro, representantes da sociedade podem indicar prioridades para o país, nos próximos quatro anos.

Mais de sete mil propostas já chegaram ao PPA de todo o país. Entre elas, está o fim da reeleição para fortalecer a democracia e a instituição do Estado laico com participação religiosa. Foram citados programas em andamento que tiveram origem em demandas de organizações populares, como o de cisternas para famílias do semi-árido e o Minha casa, Minha Vida.

A secretária nacional adjunta de Planejamento, Raquel Mello, destacou a importância de o governo federal e representantes da sociedade estarem integrados para projetar o futuro do país.

Uma das propostas apresentadas no evento foi da área da cultura. Danilo César, da Cooperativa dos Comitês Paulo Gustavo, ressaltou a necessidade de aumentar o orçamento nesse setor:

A plenária em São Paulo aconteceu no Memorial da América Latina, com a participação do vice-presidente da República Geraldo Alckmin, e de vários ministros, entre eles Simone Tebet, do Planejamento; Ana Moser, dos Esportes; e Sônia Guajajara, dos Povos Indígenas. Também participaram dez representantes da sociedade civil e de movimentos sociais.

O PPA deve ser entregue ao Congresso Nacional até 31 de agosto, junto com a Lei Orçamentária Anual. Os dados e a lista das propostas mais votadas podem ser acessadas na Plataforma Brasil Participativo, na internet.

Edição: Sheily Noleto / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Esportes

Confira como foi o dia olímpico dos atletas Brasileiros em Paris

Na canoagem, Ana Sátila e Pedro Gonçalves, o Pepê, se classificaram para a fase eliminatória do caiaque cross, que é neste domingo, nos Jogos Olímpicos de Paris. As provas do masculino começam às 10h30 e as do feminino a partir de 11h45 também da manhã.

Baixar arquivo
Saúde

Ministério da Saúde confirma morte de feto por oropouche em Pernambuco

A primeira morte de um feto por oropouche, em Pernambuco, foi confirmada pelo Ministério da Saúde. A gestante tem 28 anos de idade e estava na trigésima semana de gestação.

Baixar arquivo
Esportes

Rebeca Andrade ganha quinta medalha olímpica, com prata no salto

O judô e a ginástica artística conquistaram mais duas medalhas para o Brasil neste sábado de Olimpíadas.

Baixar arquivo
Cultura

Povo Tupinambá discute apresentação do manto no Museu Nacional

Música: "Nós somos Tupinambá, que não nega a nossa nação, nós somos geniosos, mas temos um bom coração".

Baixar arquivo
Esportes

Paris 2024: confira as disputas dos brasileiros neste sábado

O judô brasileiro volta a disputar mais uma medalha neste sábado. Desta vez vai tentar o bronze por equipes contra a Itália, que perdeu a semifinal para a França.

Baixar arquivo
Geral

Marco Zero é o novo ponto turístico de Brasília

O primeiro ponto no solo que serviu de partida para tornar real o projeto do arquiteto Lúcio Costa para a capital federal foi encontrado, recentemente, por operários durante a restauração do pavimento do Buraco do Tatu. 

Baixar arquivo