PPA participativo já recebeu mais de 7 mil propostas de todo o país

Representantes da sociedade podem indicar prioridades para o país

Publicado em 14/07/2023 - 14:55 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Com quase um milhão e oitocentas mil pessoas acompanhando pelas redes sociais, aconteceu nesta sexta-feira (14) a última plenária de elaboração participativa do Plano Plurianual (PPA). No encontro, representantes da sociedade podem indicar prioridades para o país, nos próximos quatro anos.

Mais de sete mil propostas já chegaram ao PPA de todo o país. Entre elas, está o fim da reeleição para fortalecer a democracia e a instituição do Estado laico com participação religiosa. Foram citados programas em andamento que tiveram origem em demandas de organizações populares, como o de cisternas para famílias do semi-árido e o Minha casa, Minha Vida.

A secretária nacional adjunta de Planejamento, Raquel Mello, destacou a importância de o governo federal e representantes da sociedade estarem integrados para projetar o futuro do país.

Uma das propostas apresentadas no evento foi da área da cultura. Danilo César, da Cooperativa dos Comitês Paulo Gustavo, ressaltou a necessidade de aumentar o orçamento nesse setor:

A plenária em São Paulo aconteceu no Memorial da América Latina, com a participação do vice-presidente da República Geraldo Alckmin, e de vários ministros, entre eles Simone Tebet, do Planejamento; Ana Moser, dos Esportes; e Sônia Guajajara, dos Povos Indígenas. Também participaram dez representantes da sociedade civil e de movimentos sociais.

O PPA deve ser entregue ao Congresso Nacional até 31 de agosto, junto com a Lei Orçamentária Anual. Os dados e a lista das propostas mais votadas podem ser acessadas na Plataforma Brasil Participativo, na internet.

Edição: Sheily Noleto / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Saúde

Saiba como se proteger do tempo seco e da baixa qualidade do ar

Queimadas e altas temperaturas em boa parte do país levam o Ministério da Saúde a reforçar orientações para a proteção dos brasileiros. Em áreas com dificuldade de acesso à água potável há risco de desidratação e a fumaça das queimadas pode provocar doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Comunidades isoladas por seca no Amazonas esperam por ajuda

Em estado de emergência, Manaus começa distribuir cestas básicas e kits para as famílias das comunidades dos rios Negro e Amazonas nesta segunda-feira (16). Nível do Rio Negro está quatro metros mais baixo que comparado com 2023, quando foi registrada a pior estiagem em 120 anos. 

Baixar arquivo
Política

Eleições 2024: De 5.569 municípios, só 103 podem ter 2º turno

103 municípios brasileiros podem ter segundo turno para a escolha de prefeitos nas eleições de outubro deste ano. Isso porque essas localidades contam com mais de 200 mil eleitores registrados, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Desmatamento na Amazônia é o menor em seis anos

Apesar de ter registrado mais que o dobro de focos de incêndio florestais em agosto na comparação com o mesmo período de 2023, a área sob alertas de desmatamento para o mês na Amazônia é o menor desde 2018, segundo dados do sistema de monitoramento  do Inpe.

Baixar arquivo
Saúde

Força Nacional do SUS vai apoiar municípios paulistas

Equipes da Força Nacional do SUS estão mobilizadas no apoio a gestores de municípios paulistas na elaboração de planos para proteção da saúde da população diante das queimadas.

Baixar arquivo
Geral

RS: 3 mil famílias precisam completar cadastro do Auxílio Reconstrução

Famílias gaúchas atingidas pelas enchentes e que têm direito ao Auxílio Reconstrução, mas que ainda não confirmaram os dados pessoais, estão sendo notificadas por e-mail e via SMS.

Baixar arquivo