Saiba como vão funcionar as sabatinas de Flávio Dino e Paulo Gonet

Eles são indicados, respectivamente, para o STF e a PGR

Publicado em 13/12/2023 - 09:56 Por Priscilla Mazenotti - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Quarta-feira (13) longa e tensa no Senado. Flávio Dino e Paulo Gonet serão sabatinados na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Dino foi indicado pelo presidente Lula para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) no lugar de Rosa Weber, que já se aposentou. E Gonet foi indicado, também por Lula, para o comando da Procuradoria Geral da República (PGR).

A previsão é de uma reunião cheia, de sala da CCJ lotada – e que já deve começar com embate e discussões. É que a ideia é ouvir os dois ao mesmo tempo, simultaneamente, com os senadores fazendo as perguntas em bloco.

Já existe uma questão de ordem questionando justamente esse ponto, para evitar que seja feito dessa maneira. O entendimento é de que essa decisão do presidente da CCJ, o senador Davi Alcolumbre, não é razoável, nem eficiente. Vai caber, então, ao próprio senador, antes da fase de perguntas, decidir.

Depois disso, os senadores vão questionar as duas autoridades e passar para a votação dos relatórios favoráveis às indicações. A votação é secreta, e precisa, também, passar pelo Plenário. E vai para o Plenário mesmo que a CCJ rejeite os nomes, também em votação secreta com maioria dos votos, ou seja, pelo menos 41 dos 81 senadores favoráveis.

Tanto Gonet quanto Dino passaram por semanas de bateção de perna e conversas com senadores. Ontem mesmo estiveram no Senado. Houve também conversas por telefone para convencer os parlamentares.

E o governo também trabalha pra isso: quatro ministros que têm mandato de senador pediram exoneração do ministério para participar da votação no Senado. São eles Carlos Fávaro, da Agricultura; Camilo Santana, da Educação; Renan Filho, dos Transportes; e Wellington Dias, do Desenvolvimento Social.

Do lado de fora da Esplanada foi montado um esquema de segurança, não só por conta da sabatina, mas também por conta da reunião do G20, que acontece ao mesmo tempo que a sabatina, só que no Itamaraty e com a presença do presidente Lula. A Esplanada amanheceu fechada e a segurança, reforçada.

Edição: Rádio Nacional/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Geral

Governo vai comprar imóveis para desabrigados no Rio Grande do Sul

Inicialmente, o governo federal pretende disponibilizar quase duas mil casas às famílias gaúchas sem moradia.

Baixar arquivo
Geral

Viva Maria: os bordados das Irmãs Dumont que ilustram livros e paredes

Viva Maria aborda o trabalho da família de Pirapora (MG), radicada em Brasília, que reinventa a tradição mineira para tecer bordados poéticos que viram quadros e ilustrações de livros.

Baixar arquivo
Saúde

Máquinas automáticas de remédios contra HIV serão lançadas em SP

Máquinas automáticas que disponibilizam remédios profiláticos para HIV serão lançadas nesta quinta-feira pela prefeitura de São Paulo.

Baixar arquivo
Esportes

Grêmio, São Paulo e Fluminense vencem na Libertadores

Pela Libertadores da América, o Grêmio goleou o The Strongest, da Bolívia, por 4 x 0  no estádio Coito Pereira. De virada, o Fluminense bateu o Alianza Lima, do Peru, por 3x2, no Maracanã. O São Paulo passou pelo Talleres, da Argentina, no Morumbis, 2x0

Baixar arquivo
Economia

Prazo do Desenrola Fies é prorrogado para 31 de agosto

Antes, a data limite para o programa de renegociação de dívidas seria nesta sexta-feira (31), mas o governo decidiu adiar o prazo por mais três meses porque menos de 23% do público esperado concretizou as negociações.

Baixar arquivo