Governo encaminha projeto de lei da reoneração ao Congresso Nacional

Publicado em 28/02/2024 - 16:24 Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O projeto de lei da reoneração de 17 setores da economia foi encaminhado ao Congresso Nacional. O despacho, assinado pelo presidente Lula, foi publicado nesta-quarta-feira (28) no Diário Oficial da União. 

No começo do ano, o governo enviou uma Medida Provisória para rever benefícios tributários, entre eles essa desoneração da folha de pagamentos. Com o envio do projeto de lei, essa parte da folha foi retirada da MP e vai seguir separada, com mais debates entre os parlamentares.  

O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues, disse que o projeto deve ir com regime de urgência. "Devemos ter dois encaminhamentos: a medida provisória - a reedição do aspecto da medida provisória que trata de desoneração e reoneração, retirando isso da medida provisória - e encaminhamento do projeto de lei em regime de urgência que tratará do tema da desoneração e reoneração". 

Segundo Randolfe, o texto do projeto de lei da reoneraçao deve ter basicamente o que já tinha na medida provisória.

A reoneração dos 17 setores da economia é uma das medidas defendidas pelo Ministério da Fazenda para recuperar a arrecadação federal.

No entanto, a resistência no Congresso Nacional fez com que o governo recuasse na revogação do benefício por medida provisória, que vale automaticamente. 

Agora, o projeto de lei deve começar a tramitar pela Câmara dos Deputados.

Edição: Leila Santos / Liliane Farias

Últimas notícias
Geral

Fim de semana chuvoso pode prejudicar reconstrução de estradas no RS

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, destacou que o solo já encharcado, sem vegetação, e as novas chuvas podem reverter os trabalhos nas estradas.

Baixar arquivo
Geral

Rio: Estação Leopoldina vai passar por uma revitalização

A histórica Estação Leopoldina, situada no coração da capital fluminense, está prestes a passar por uma revitalização significativa, abrigando uma variedade de empreendimentos.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas RS:  126 pessoas perderam suas vidas, segundo a Defesa Civil

De acordo com a Defesa Civil, 126 pessoas perderam suas vidas e mais de 1,9 milhão foram impactadas pelas intensas chuvas e enchentes que assolam o Rio Grande do Sul há quase duas semanas.

O panorama atualizado do estado foi divulgado na noite desta sexta-feira.

Baixar arquivo
Geral

RS: Novas chuvas representam ameaça aos esforços de recuperação

As intensas chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, com previsão de continuação durante o final de semana, representam uma ameaça significativa aos esforços de recuperação do estado.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas RS: solidariedade move iniciativas de doações pelo país

A solidariedade está em alta, ecoando não apenas no ar, mas também nas estradas, águas e, sobretudo, nos corações das pessoas comuns em todo o Brasil, consternadas com as enchentes que assolaram mais de 80% das cidades gaúchas.

Baixar arquivo
Justiça

Marielle foi assassinada para proteger interesses da milícia, diz PGR

A denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República ao Supremo Tribunal Federal conclui que o assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em 2018, teve como motivação a proteção de interesses econômicos de milícias e a intimidação de ativida

Baixar arquivo