Novas regras para importar canabidiol começam a valer nesta segunda

Canabidiol

Publicado em 27/01/2020 - 16:00 Por Dayana Vitor - Brasília

As novas regras para importação de canabidiol começam a valer nesta segunda-feira (27).

 

A pedagoga Lídia Rosa é mãe do Uriel, de 4 anos, que tem uma doença genética rara. Ele sofria até 200 crises convulsivas por dia, antes de tomar medicamento a base de canabidiol, um derivado da maconha.

 

Ela conta como era difícil conseguir o remédio para o filho. Era necessário acessar o site da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, preencher um formulário e anexar vários documentos.

 

A partir desta segunda, Lídia e outros familiares de pacientes que precisam de medicamentos à base de derivados da maconha não precisam mais anexar tantos documentos. Agora é só preencher o pedido de importação no site da Anvisa e anexar a prescrição médica.

 

Além disso, a autorização passa a ser válida por dois anos. Antes, era de apenas um. Lídia, diz que se as novas regras realmente funcionarem vão facilitar a vida de todos que precisam desses remédios.

 

De acordo com a Anvisa, a cada ano o número de pedidos de importação de medicamentos derivados da maconha só cresce. Somente de 2018 para 2019, os interessados nessas substâncias dobraram.

 

No ano passado, mais de 6 mil pessoas fizeram a solicitação à Anvisa. Já em 2018, foram pouco mais de 3 mil.

 

Com as novas regras em vigor, o objetivo é que pacientes consigam os medicamentos o mais rápido possível. Atualmente, o tempo médio de análise é de 75 dias.

Últimas notícias
Internacional

ONU pede fim de atividades militares perto de usina nuclear ucraniana

O líder das Nações Unidas, António Guterres, pediu às forças militares da Rússia e da Ucrânia que cessem, imediatamente, todas as atividades militares perto da usina nuclear de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia.
 

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz pede registro de novos testes contra varíola dos macacos

A Fundação Oswaldo Cruz pediu à Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária - o registro de dois novos teste para diagnóstico de monkeypox. O pedido foi feito por meio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos, Bio-Manguinhos.

Baixar arquivo
Economia

Setor de serviços cresce 0,7% na passagem de maio para junho, diz IBGE

Com isso, se encontra 7,5% acima do nível pré-pandemia, de fevereiro de 2020, mas ainda 3,2% abaixo do ponto mais alto, conquistado em novembro de 2014.

Baixar arquivo
Saúde

Ingerir álcool durante a gravidez pode causar síndrome alcoólica fetal

Mesmo que seja baixa a quantidade de álcool ingerida pela futura mãe, ainda existe o risco da doença,  que pode trazer consequências gravíssimas para o feto e recém-nascidos.

Baixar arquivo
Economia

Quase metade dos brasileiros fazem "bicos" para ampliar renda

Pesquisa aponta que quase q metade dos brasileiros com 16 anos de idade ou mais precisaram fazer atividades extras nos últimos 12 meses para complementar sua renda.

Baixar arquivo