Novas regras para importar canabidiol começam a valer nesta segunda

Canabidiol

Publicado em 27/01/2020 - 16:00 Por Dayana Vitor - Brasília

As novas regras para importação de canabidiol começam a valer nesta segunda-feira (27).

 

A pedagoga Lídia Rosa é mãe do Uriel, de 4 anos, que tem uma doença genética rara. Ele sofria até 200 crises convulsivas por dia, antes de tomar medicamento a base de canabidiol, um derivado da maconha.

 

Ela conta como era difícil conseguir o remédio para o filho. Era necessário acessar o site da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, preencher um formulário e anexar vários documentos.

 

A partir desta segunda, Lídia e outros familiares de pacientes que precisam de medicamentos à base de derivados da maconha não precisam mais anexar tantos documentos. Agora é só preencher o pedido de importação no site da Anvisa e anexar a prescrição médica.

 

Além disso, a autorização passa a ser válida por dois anos. Antes, era de apenas um. Lídia, diz que se as novas regras realmente funcionarem vão facilitar a vida de todos que precisam desses remédios.

 

De acordo com a Anvisa, a cada ano o número de pedidos de importação de medicamentos derivados da maconha só cresce. Somente de 2018 para 2019, os interessados nessas substâncias dobraram.

 

No ano passado, mais de 6 mil pessoas fizeram a solicitação à Anvisa. Já em 2018, foram pouco mais de 3 mil.

 

Com as novas regras em vigor, o objetivo é que pacientes consigam os medicamentos o mais rápido possível. Atualmente, o tempo médio de análise é de 75 dias.

Últimas notícias
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo