Grande São Paulo é dividida em sub-regiões em plano de reabertura econômica

Sub-regiões

Publicado em 29/05/2020 - 20:38 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Depois das críticas dos prefeitos da Grande São Paulo, o governo do estado subdividiu a Região Metropolitana para decidir o que fazer em relação à quarentena nas cidades.


O governo anunciou a divisão da região em cinco sub-regiões. Cada uma delas passa a ser analisada separadamente para definição das etapas de flexibilização da quarentena.


A Grande São Paulo é formada por 39 cidades, incluindo a capital paulista, e concentra 22 milhões de habitantes. Mas só a capital foi autorizada a flexibilizar a regras de isolamento social a partir do dia primeiro de junho, apesar de outras cidades terem registrado resultados melhores nos parâmetros definidos pelo governo do estado para avançar na abertura.


A criação das subdivisões foi feita depois que os prefeitos da região criticaram a decisão do governo de diferenciar a classificação da capital das outras 38 cidades.


Segundo o secretário de desenvolvimento regional, Marco Vinholi, a capacidade de saúde instalada foi o que balizou a decisão.


O governo paulista não disse quando vai mudar a classificação das cidades. Já a capital, que pode flexibilizar, mantém a quarentena - e o prefeito Bruno Covas prometeu reforçar a fiscalização a partir de segunda-feira.


O plano de abertura representa uma mudança drástica na avaliação do governo, que na semana passada chegou a afirmar que o estado estava próximo ao colapso de saúde. O coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus, Dimas Covas, que disse que a guerra contra a epidemia estava sendo perdida, negou que estivesse falando sobre São Paulo.


Nessa sexta-feira, o estado registrou mais 295 óbitos por coronavírus, e chegou a 7.275 o número pessoas que morreram desde o começo da pandemia. Já o número de casos passou de 100 mil – são 101.556 pessoas com diagnóstico de coronavírus confirmado no estado.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo