Cidades de Santa Catarina voltam a ter quarentena mais rígida nesta quinta-feira

Covid-19 no Sul

Publicado em 16/07/2020 - 07:31 Por Dayana Vítor - Brasília

A quarentena retorna nesta quinta-feira em 18 cidades catarinenses. Entre elas, Tubarão, Gravataí, Laguna e Treze de Maio. Apenas os serviços essenciais, como supermercados, farmácias e padarias, devem funcionar até o dia 24 de julho. Nessa data, a medida volta a ser analisada pela Associação dos Municípios da Região de Laguna.


A decisão de intensificar o isolamento social foi tomada nessa quarta-feira em reunião do grupo de prefeitos do sul catarinense, que analisaram o aumento expressivo de casos da Covid-19 na região. Por exemplo, em Tubarão, nos últimos 10 dias, os casos passaram de 542 para 944.


No restante do estado, quase todas as atividades econômicas vão continuar funcionando. Porém, competições esportivas, cinemas, teatros, casas noturnas, museus e espetáculos que reúnam público seguem proibidos. Em Santa Catarina, já são mais de 46 mil contaminados e 500 mortes.


Morador de Joinville, Jefferson Correa nos conta como tem sido a rotina no estado.


Já Jeff Silva, que é taxista e mora na capital de Santa Catarina, Florianópolis, avalia que diminuiu o número de pessoas nas ruas, mas não no trânsito:


No estado vizinho, Rio Grande do Sul, 10 regiões que englobam 286 municípios, onde vivem mais de 8 milhões de gaúchos, estão com a bandeira vermelha. Isso significa que nessas localidades podem funcionar apenas estabelecimentos que vendem itens essenciais. Mas o governador Eduardo Leite acredita que mais de 100 municípios poderão retomar algumas atividades nos próximos dias.


O morador de Porto Alegre Matheus Rodrigues dá detalhes das restrições na capital gaúcha, que está com a bandeira vermelha.


Porto Alegre é a cidade campeã de casos e mortes pela Covid-19 no Rio Grande do Sul. Já foram mais de 4 mil contaminados e 179 mortes. Em todo o estado, mais de 40 mil pessoas contraíram a doença, e mil morreram.

Últimas notícias
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus projeta crescimento de 2,02% da economia em 2024

O documento traz as previsões de economistas e analistas de mercado consultados pelo Banco Central. Boletim ainda projeta inflação de 3,73%. 

Baixar arquivo
Geral

Indígenas marcham rumo ao Congresso para cobrar demarcação de terras

Uma sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados homenageou os 20 anos do Acampamento Terra Livre.

Baixar arquivo
Geral

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo