Secretaria de Saúde do RJ quer transferir pacientes com Covid-19 internados em hospitais de campanha

Internados em hospitais de campanha

Publicado em 17/07/2020 - 20:00 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro  informou nessa sexta-feira (17) que decidiu transferir os pacientes com Covid-19 internados em seus hospitais de campanha para outras unidades "de forma preventiva".

 

Em nota, a Secretaria informou que  26 pacientes que estavam internados no Hospital de Campanha do Maracanã e oito que estavam no de São Gonçalo, na região metropolitana, serão transferidos para outras unidades. Ao todo, 23 desses pacientes estavam em unidades de terapia intensiva.

 

Segundo a Secretaria, a medida foi tomada porque o contrato de prestação de serviço da organização social Iabas termina neste sábado, e a OS teria informado que não prestaria mais os serviços.

 

Em nota, o Iabas diz que solicitou a rescisão do contrato, mas não pediu o fechamento dos hospitais. A OS afirma que não foi informada previamente da decisão da Secretaria e acusa o governo de falta de  transparência na gestão.

 

A OS também  lembra que o governo do estado já havia decretado intervenção nos hospitais de campanha, que ficaram a cargo da  Fundação Saúde, e que, no entanto, seguiu utilizando a mão de obra e os fornecedores de serviços e insumos contratados pelo Iabas.

 

A secretaria de Estado de Saúde nega que os hospitais estejam sendo fechados e diz que a Fundação Saúde, que é estadual, vai ceder profissionais para as unidades.

 

O Ministério Público e a Defensoria Pública do Estado encaminharam uma petição à 14ª Vara de Fazenda Pública para que o governo seja intimado a manter os pacientes e a não suspender a admissão de novos no hospital de campanha do Maracanã.

 

Para as duas instituições, a transferência viola decisões judiciais anteriores e pode trazer risco grave e irreversível à vida dos pacientes, sobretudo aos que ocupam leitos de terapia intensiva.

Últimas notícias
Geral

Estudo do Cemaden analisa combate a desastres naturais no Brasil

De acordo com a pesquisa, os municípios brasileiros precisam desenvolver planos de contingência com monitoramento eficiente e resposta rápida. Além da conscientização da população. 

Baixar arquivo
Cultura

Orla de Copacabana terá 18 torres de sonorização para show da Madonna

Palco que a cantora pop se apresentará tem 812 metros quadrados. Além disso, a estrutura conta com três passarelas que serão usadas pela cantora e seus dançarinos.

Baixar arquivo
Economia

Juros do cartão de crédito sobem em março e chegam a 421% ao ano

Março teve um aumento de quase 9,5% em relação ao mês anterior, o primeiro desde dezembro. Mesmo assim, em 12 meses, o juros do rotativo teve queda de 12%.

Baixar arquivo
Política

Lula e primeiro-ministro do Japão discutem agendas bilaterais

Após o encontro, o presidente voltou a prestar solidariedade ao povo gaúcho. Entre os assuntos tratados com o primeiro-ministro japonês, está a exportação de carne bovina, uma reivindicação antiga do Brasil.

Baixar arquivo
Geral

Governo Federal adia aplicação do CNU em todo o país

Governo decidiu adiar a aplicação das provas do Concurso Nacional Unificado, em todo país, por causa das chuvas que afetam o Rio Grande do Sul. 

Baixar arquivo
Geral

Comunidades quilombolas do Sítio Antas, no Ceará, são reconhecidas

De acordo com a Fundação Palmares, existem cerca de 90 processos já analisados, mas que aguardam a resolução de "pendências". Outros 110 processos estão em análise técnica.

Baixar arquivo