Dois casos de reinfecção pela Covid-19 estão sendo investigados no Rio

Casos assim são considerados raros, mas reportados em vários países

Publicado em 26/08/2020 - 16:40 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

Pelo menos dois casos de reinfecção por Covid-19 estão sendo investigados no Estado do Rio de Janeiro. Isso pode significar que a pessoa não desenvolveu anticorpos contra a doença, após a primeira infecção, e acabou sendo contaminada novamente. Outra possibilidade é que o vírus continuou no organismo de forma inoculada, e se tornou ativo novamente um tempo depois. 

Um dos casos, confirmado pela Secretaria Estadual de Saúde, se refere a uma mulher de 39 anos, que mora em Volta Redonda, na região sul, mas trabalha na capital e em Angra dos Reis, na Costa Verde. Ela testou positivo para a doença em maio e, depois, novamente em agosto. A secretaria, no entanto, não deu detalhes sobre sua evolução clínica.

O outro caso em investigação é um homem de 26 anos, morador da região metropolitana, que teve a doença identificada por especialistas da Universidade Federal Fluminense, e foi objeto de publicação em uma revista internacional de virologia.

De acordo com o texto, o homem obteve resultado positivo para Covid-19 em maio, após sentir sintomas leves da doença. Ele ficou em isolamento e uma nova testagem não detectou mais o vírus. No entanto, em junho, voltou a apresentar sintomas e, dessa vez, de forma muito mais severa. Somente alguns dias após a segunda infecção, é que os exames apresentaram resposta positiva de anticorpos. As hipótese dos pesquisadores da UFF é que a primeira infecção pode não ter sido forte o suficiente para gerar uma resposta imunológica do corpo, deixando o indivíduo vulnerável a uma nova infecção.

Os casos de reinfecção ou recorrência de Covid-19 são considerados raros, mas têm sido reportados nas últimas semanas em diversos lugares do mundo e em outros estados do Brasil.

A Fiocruz, principal instituição de referência do país em pesquisas sobre a pandemia de coronavírus, comunicou em nota que vem desenvolvendo estudos  sobre a possibilidade de reinfecção, mas sem dados conclusivos. Ainda de acordo com a fundação, assim que os resultados forem obtidos e publicados, de forma segura, eles serão divulgados.

Edição: Adrielen Alves

Últimas notícias
Cultura

Compositora paraibana Cátia de França completa 50 anos de carreira

Autora de sucessos como Coito das Araras e Kukukaya, Cátia de França vive no Rio de Janeiro, onde permanece criando músicas com sensibilidade, sabedoria e irreverência.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas no RS provocam 29 mortes; 60 pessoas estão desaparecidas

Por conta dos temporais, as aulas em mais de 2,3 mil escolas estaduais foram suspensas. Mais de 175 mil estudantes foram impactados. 

Baixar arquivo
Geral

Defesa Civil faz alertas e retira pessoas de áreas afetadas pela chuva

Elevação do Rio Caí faz Defesa Civil emitir alertas para os municípios de Porto Alegre, Guaíba, Eldorado do Sul, São Francisco de Paula, Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Vale Real.

Baixar arquivo
Geral

ANAC discute novas regras para transporte aéreo de animais

“Não é crível que um ser vivo tenha o mesmo tratamento que uma mala", diz advogada, que participou da audiência pública organizada pela agência, após a morte do cachorro Joca, no último dia 22. Até o dia 14 de maio, é possível enviar contribuições para novas regras de transporte de animais, que serão avaliadas pela equipe técnica.

Baixar arquivo
Economia

Querosene de aviação aumenta 2,8%

O aumento corresponde a R$ 0,11 por litro do combustível.

Baixar arquivo
Esportes

Copa do Brasil: Botafogo joga contra Vitória (BA) nesta quinta, às 19h

Em Belém, o Águia de Marabá recebe o São Paulo no estádio do Mangueirão, a partir das 19h30.

Baixar arquivo