Pandemia: Rio de Janeiro prorroga estado de calamidade pública

A medida, que venceria em setembro, terá fim no dia 31 de dezembro

Publicado em quarta-feira, 16 Setembro, 2020 - 20:53 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro prorrogou o estado de calamidade pública decretado em decorrência da pandemia do coronavírus até o dia 31 de dezembro deste ano. A lei, aprovada pela Assembleia Legislativa, foi sancionada pelo governador em exercício, Cláudio Castro, e publicada no Diário Oficial desta quarta-feira.

A medida altera a legislação anterior que previa o fim da calamidade no dia primeiro de setembro.

Aprovado em março deste ano, o reconhecimento do estado de calamidade permite que o Executivo descumpra artigos da Lei de Responsabilidade Fiscal, dando mais flexibilidade ao orçamento em tempos de crise. Se necessário, o estado de calamidade poderá ser novamente renovado pelo Parlamento fluminense.

O término dessa condição no estado coincide com a data também aprovada pelo Congresso Nacional.

Edição: Sumaia Villela

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Eleições 2020

Casos de violência política aumentaram no país a partir de 2018

A cada 13 dias, o Brasil registra pelo menos um caso de violência contra representantes de cargos eletivos, candidatos ou pré-candidatos. Os dados são do relatório “Violência Política e Eleitoral no Brasil" que traz um panorama dessas ocorrências no país.

Baixar arquivo
Saúde

Coronavírus já contaminou 26% da população de São Paulo

Pesquisa da USP mostra que o vírus continua se espalhando pela capital paulistana, mas velocidade de contágio está caindo

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Parque do Jalapão tem novas regras para evitar aglomerações

Entre as mudanças, limite de 200 pessoas por dia para visitas às Dunas, à Cachoeira da Velha e à Prainha do Rio Novo. Na Serra do Espírito Santo, limite de 100 pessoas por dia. Parque está localizado no Tocantins, e é um dos mais visitados do país

Baixar arquivo
Educação

Tentativas de fraude no Enem 2020 serão monitoradas em tempo real

Tentativas de fraude no Enem 2020, e outras ocorrências referentes ao Exame Nacional do Ensino Médio, serão acompanhadas em tempo real.

Baixar arquivo
Saúde

Vacinação em massa deve ocorrer só em 2021, afirmam especialistas

Nesta semana, parlamentares da Comissão Mista que acompanha a situação das medidas relacionadas ao coronavírus ouviram especialistas em imunização e representantes de instituições sobre o tema.

Baixar arquivo
Educação

Fies divulga regras para renegociação de dívidas

O governo federal regulamentou o programa que permite a renegociação de dívidas de financiamentos concedidos com recursos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Baixar arquivo