Covid-19: áreas indígenas terão barreiras sanitárias protetivas

Dados apontam 28,5 mil casos confirmados nas aldeias e 443 óbitos

Publicado em 01/10/2020 - 15:43 Por Maíra Heinen - Brasília

Dados da Secretaria Especial de Saúde Indígena, do Ministério da Saúde, atualizados até essa quarta-feira (30), apontam 28 mil 510 casos confirmados da covid-19 entre populações indígenas e 443 óbitos. A região Norte lidera as ocorrências, mas o estado com alto número de mortes é o Mato Grosso do Sul.

Para tentar evitar mais contágios, uma medida provisória editada pelo presidente Jair Bolsonaro estabelece barreiras sanitárias protetivas de áreas indígenas. A MP foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (1º).

Há exatamente um mês, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), homologou de forma parcial o Plano de Barreiras Sanitárias para a proteção dos Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato, apresentado pelo governo federal.

O plano foi apresentado após ação proposta pela Apib - Articulação dos Povos Indígenas do Brasil.

Para a entidade, a MP é importante, mas ainda faltam informações sobre como serão feitas as barreiras sanitárias, como explica Angela Kaxuyana, representante da Apib na sala de situação criada pelo STF.

De acordo com a nova MP, as barreiras serão compostas por servidores públicos federais ou por militares, ou ainda por servidores dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, se houver concordância do chefe do Poder Executivo.

A Funai será responsável por planejar e operacionalizar as ações de controle das barreiras sanitárias.

A fundação foi procurada para falar como serão criadas as barreiras, mas, até o fechamento desta edição, não respondeu aos pedidos da reportagem.

 

* Produção: Michelle Moreira

 

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo