Covid-19: áreas indígenas terão barreiras sanitárias protetivas

Dados apontam 28,5 mil casos confirmados nas aldeias e 443 óbitos

Publicado em 01/10/2020 - 15:43 Por Maíra Heinen - Brasília

Dados da Secretaria Especial de Saúde Indígena, do Ministério da Saúde, atualizados até essa quarta-feira (30), apontam 28 mil 510 casos confirmados da covid-19 entre populações indígenas e 443 óbitos. A região Norte lidera as ocorrências, mas o estado com alto número de mortes é o Mato Grosso do Sul.

Para tentar evitar mais contágios, uma medida provisória editada pelo presidente Jair Bolsonaro estabelece barreiras sanitárias protetivas de áreas indígenas. A MP foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (1º).

Há exatamente um mês, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), homologou de forma parcial o Plano de Barreiras Sanitárias para a proteção dos Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato, apresentado pelo governo federal.

O plano foi apresentado após ação proposta pela Apib - Articulação dos Povos Indígenas do Brasil.

Para a entidade, a MP é importante, mas ainda faltam informações sobre como serão feitas as barreiras sanitárias, como explica Angela Kaxuyana, representante da Apib na sala de situação criada pelo STF.

De acordo com a nova MP, as barreiras serão compostas por servidores públicos federais ou por militares, ou ainda por servidores dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, se houver concordância do chefe do Poder Executivo.

A Funai será responsável por planejar e operacionalizar as ações de controle das barreiras sanitárias.

A fundação foi procurada para falar como serão criadas as barreiras, mas, até o fechamento desta edição, não respondeu aos pedidos da reportagem.

 

* Produção: Michelle Moreira

 

Edição: Lana Cristina

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Governo volta a suspender regra do tempo máximo de atendimento em SAC

Cliente deveria esperar até 60 segundos para falar com atendente, mas Ministério da Justiça acabou com essa exigência por 120 dias em função da pandemia do novo coronavírus.

Baixar arquivo
Saúde

Campanha com a Turma da Mônica defende a importância das vacinas

Instituto Butantan, Sanofi Pasteur e Turma da Mônica se unem em campanha de apoio à vacinação. “Vacinação, Vida e Saúde de Montão”, esse é o nome da nova aventura da Turma da Mônica, do desenhista Maurício de Souza.

Baixar arquivo
Educação

Pais devem monitorar escolha de plataforma de aulas online por escolas

Especialista alerta para falhas de segurança e exploração de dados. Episódio recente de exibição de vídeo pornográfico para alunos do 6º ano do ensino fundamental demonstra importância de unidade de ensino se preocupar com o tema.

Baixar arquivo
Educação

Primeira turma com currículo do novo ensino médio se forma

São 198 alunos que cursaram eletrotécnica em um projeto piloto do Sesi e do Senai - mais de 80% deles originários de escolas públicas. Estudantes falam sobre empregabilidade após conclusão da etapa de ensino.

Baixar arquivo
Saúde

SP:Pesquisa aponta que a procura por leitos de UTI pode diminuir

A procura por leitos de UTI pode diminuir nos próximos dias nos hospitais particulares de São Paulo, segundo estimativa do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do estado.

Baixar arquivo
Justiça

STF mantém decisão para abertura de CPI da covid-19

O plenário confirmou, por 10 votos a 1, a decisão do ministro Luís Roberto Barroso, que determinou a criação da comissão em resposta a um mandado de segurança de dois senadores do partido Cidadania.

Baixar arquivo