Covid-19: áreas indígenas terão barreiras sanitárias protetivas

Dados apontam 28,5 mil casos confirmados nas aldeias e 443 óbitos

Publicado em 01/10/2020 - 15:43 Por Maíra Heinen - Brasília

Dados da Secretaria Especial de Saúde Indígena, do Ministério da Saúde, atualizados até essa quarta-feira (30), apontam 28 mil 510 casos confirmados da covid-19 entre populações indígenas e 443 óbitos. A região Norte lidera as ocorrências, mas o estado com alto número de mortes é o Mato Grosso do Sul.

Para tentar evitar mais contágios, uma medida provisória editada pelo presidente Jair Bolsonaro estabelece barreiras sanitárias protetivas de áreas indígenas. A MP foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (1º).

Há exatamente um mês, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), homologou de forma parcial o Plano de Barreiras Sanitárias para a proteção dos Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato, apresentado pelo governo federal.

O plano foi apresentado após ação proposta pela Apib - Articulação dos Povos Indígenas do Brasil.

Para a entidade, a MP é importante, mas ainda faltam informações sobre como serão feitas as barreiras sanitárias, como explica Angela Kaxuyana, representante da Apib na sala de situação criada pelo STF.

De acordo com a nova MP, as barreiras serão compostas por servidores públicos federais ou por militares, ou ainda por servidores dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, se houver concordância do chefe do Poder Executivo.

A Funai será responsável por planejar e operacionalizar as ações de controle das barreiras sanitárias.

A fundação foi procurada para falar como serão criadas as barreiras, mas, até o fechamento desta edição, não respondeu aos pedidos da reportagem.

 

* Produção: Michelle Moreira

 

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Cultura

Lula participa da abertura da 4ª Conferência Nacional da Cultura

A iniciativa reúne as principais representações públicas culturais do país para discutir o Plano Nacional de Cultura dos próximos 10 anos. O evento ocorre entre os dias 4 e 8 de março, em Brasília.

Baixar arquivo
Justiça

Uber pede ao STF que suspenda processos sobre vínculo trabalhista

Na petição encaminhada ao STF, o escritório que representa a empresa sustenta que a medida é necessária para aguardar o posicionamento final da Corte sobre o tema. Na semana passada, o STF reconheceu a chamada repercussão geral sobre o tema.

Baixar arquivo
Segurança

Dois detentos fogem de penitenciária em Campo Grande

Foi a primeira fuga registrada no sistema penitenciário federal no Mato Grosso desde que ele foi criado, em 2006, para isolar lideranças de organizações criminosas e presos de alta periculosidade.

Baixar arquivo
Cultura

Conferência Nacional de Cultura retorna, valorizando a diversidade

A quarta Conferência Nacional de Cultura marca o retorno do Ministério da Cultura, extinto em 2019. A última conferência foi em 2013.

Esse evento é importante porque é um espaço de debate de políticas públicas de cultura.

Baixar arquivo
Política

Lula apresenta projeto que regula trabalho de motorista de aplicativo

O projeto só atinge motoristas que transportam passageiros por carro. Outras modalidades de entrega, com moto e bicicleta, não fazem parte do acordo.

Baixar arquivo
Saúde

Amazonas declara surto de febre oropouche

Estado registrou 1.670 casos desde o início do ano. A doença é transmitida pelo mosquito Culicoides paraenses, mais conhecido como maruim. Os sintomas são o mesmo da dengue: febre, dor de cabeça, dor nas articulações, vômito, diarreia. Ainda não há mortes relacionadas à doença

Baixar arquivo