Anvisa: área técnica recomenda aprovar vacinas CoronaVac e Covishield

Decisão cabe à diretoria da agência, e servirá para uso emergencial

Publicado em domingo, 17 Janeiro, 2021 - 13:19 Por Victor Ribeiro - Brasília

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária está reunida desde as 10h10 deste domingo para analisar os pedidos de uso emergencial de duas vacinas contra a Covid-19.

A área técnica da Anvisa recomendou a aprovação tanto para a CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac e pelo Instituto Butantan, quanto para a Covishield, produzida pela universidade inglesa de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca, em parceria com a Fiocruz, desde que a Anvisa possa monitorar algumas dúvidas que ficaram na análise e ter acesso periódico aos resultados das duas pesquisas.

Entre os motivos para a indicação, apontados pelo gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa, Gustavo Mendes, estão a aceleração da pandemia e a falta de tratamentos eficazes contra a Covid-19.

A equipe técnica listou uma série de incertezas sobre os dois imunizantes, entre elas não conseguir saber a quantidade de anticorpos produzidos nem quanto tempo eles permanecem no corpo. Isso é importante para saber se as pessoas teriam de tomar a vacina novamente e quando seria isso. Também ficaram dúvidas sobre a eficácia entre idosos, crianças, adolescentes e pessoas com doenças pré-existentes.

Ainda durante esta tarde, a diretoria colegiada deve anunciar as decisões. É a primeira vez que a Anvisa analisa pedidos de uso emergencial de vacinas. A agência verificou todos os documentos enviados pelos pesquisadores, como relatórios sobre a eficácia, a eficiência e a segurança da vacina.

Ao apresentar os relatórios com os resultados das pesquisas, Gustavo Mendes destacou o esforço dos servidores públicos para a análise na agência reguladora.

E a empresa farmacêutica brasileira União Química apresentou, no fim da semana passada, o que seria o terceiro pedido de uso emergencial de uma vacina no Brasil. No caso, a Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamalea, da Rússia. Mas a Anvisa informou, na noite desse sábado, que os documentos foram devolvidos porque o pedido não cumpria alguns requisitos. Entre eles, a condução no país de ensaios clínicos fase 3 - aqueles de testes em humanos - e questões relativas às boas práticas de fabricação.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Secretários de Saúde querem toque de recolher para frear pandemia

Os secretários estaduais de Saúde querem um toque de recolher em todo o território nacional, com fechamento de escolas, bares, praias e ainda a criação de barreiras sanitárias.

Baixar arquivo
Educação

Justiça do Rio Grande do Sul suspende volta às aulas presenciais

Decisão foi motivada pela situação de calamidade no estado em decorrência da covid-19

Baixar arquivo
Economia

Indicador que mede incerteza na economia cai pela terceira vez seguida

Análise é feita com base em informações coletadas nos principais jornais do país e nas expectativas do mercado financeiro

Baixar arquivo
Saúde

Trabalhadores temporários da saúde protestam contra demissões no RJ

Profissionais alegam que dispensa prejudica assistência nos seis hospitais e três institutos da rede pública do estado, já sobrecarregados com a pandemia de covid-19.

Baixar arquivo
Saúde

Bolsonaro diz que spray de Israel poderá ser usado no Brasil

Presidente afirmou nesta segunda-feira (1º) que comitiva brasileira vai negociar com autoridades israelenses a compra do medicamento

Baixar arquivo
Saúde

Governadores vêm a Brasília amanhã (2) discutir compra de vacina russa

Grupo terá encontro na embaixada russa para negociar compra da Sputnik

Baixar arquivo