STF dá 5 dias para farmacêutica entregar informações sobre Sputnik V

Governo da Bahia pede liberação da vacina contra covid-19 para compra

Publicado em 26/01/2021 - 20:43 Por Victor Ribeiro - Brasília

A empresa União Química, que representa no Brasil a vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, da Rússia, tem 5 dias para apresentar informações sobre a documentação dos testes em voluntários brasileiros e sobre o pedido de uso emergencial feito à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A decisão é do ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski, relator de uma ação do governo da Bahia que pede liberação da Justiça para comprar doses do imunizante.

De acordo com o Plano de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, apresentado no fim do ano passado pelo Ministério da Saúde, somente o governo federal pode conduzir campanhas de vacinação.

O primeiro pedido de uso da Sputnik V para testes de fase 3 em brasileiros foi feito há um mês, mas a Anvisa devolveu a documentação, porque faltavam informações consideradas importantes, como a da eficácia da vacina. Desde então, os representantes da União Química têm se reunido com a Anvisa para tentar resolver a situação. O último encontro foi na noite dessa segunda-feira (25).

Lewandowski também questionou sobre a capacidade de produção da Sputnik V no Brasil. Na semana passada, a União Química informou que já fabricou 10 milhões de doses, para as quais pretende solicitar uso emergencial, e que até o fim do ano produziria mais 150 milhões de doses.

Procuramos a farmacêutica para solicitar manifestação sobre os pedidos do ministro do Supremo, mas até o fechamento desta reportagem não obtivemos retorno.

Últimas notícias
Educação

Começa o segundo dia de provas do Enem 2021

O segundo dia de provas do Enem começou com a abertura dos portões ao meio dia. As provas começaram às 13h30 e os estudantes podem deixar os locais de provas às 15h30, sem o caderno de questões. Somente a partir das 18h será possível sair com o caderno de questões.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Parque Nacional do Iguaçu virava patrimônio natural mundial há 35 anos

No dia 28 de novembro de 1986, o parque, que fica no extremo oeste do Paraná, entrou para a seleta lista elaborada pela Unesco; área reúne mais de duas mil espécies de plantas, 400 espécies de aves e 275 quedas d’água.

Baixar arquivo
Geral

Holanda detecta 61 casos de Covid entre passageiros da África do Sul

Dois voos provenientes da África do Sul desembarcaram na Holanda com 61 passageiros contaminados pelo coronavírus. A suspeita é que eles estejam com a nova cepa, denominada Ômicron e com provável origem no país africano.

Baixar arquivo
Economia

Dieese: cerca de 83 milhões de brasileiros aguardam o pagamento do 13º

O mês de novembro está chegando ao fim e, com ele, a expectativa do trabalhador com carteira assinada de receber a primeira parcela do 13º salário. Isso por que o prazo de pagamento das empresas se encerra na próxima terça-feira, dia 30 de novembro. 

Baixar arquivo
Geral

Brasil fechará fronteiras aéreas para seis países da África

Para conter a nova variante do coronavírus, o Brasil anunciou o fechamento das fronteiras aéreas com seis países da África. A informação foi confirmada pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.

Baixar arquivo
Esportes

Flamengo e Palmeiras decidem a Copa Libertadores da América

A Rádio Nacional transmite Flamengo e Palmeiras para todo território brasileiro a partir das 17h. 

Baixar arquivo