Município do ES perde doses da CoronaVac por falta de energia

Prefeitura diz que causa foi vandalismo durante feriado de Carnaval

Publicado em 18/02/2021 - 20:33 Por Luísa Câmara* - Brasília

O município de Rio Bananal, no Espírito Santo, foi vítima de vandalismo durante o feriado de Carnaval. O relógio de energia da sede do serviço de vacinação foi desligado, tornando impróprias para o consumo 133 doses da CoronaVac que estavam em refrigeradores.

Além das vacinas, kits de testes de Covid-19 e medicamentos de alto custo também foram perdidos.

A informação foi divulgada pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Rio Bananal. O município iniciaria nesta quinta-feira a aplicação da segunda dose nos profissionais de saúde.

Em nota, a delegacia de polícia da cidade informou que já foram abertas investigações para encontrar os responsáveis pelo corte de energia do serviço de vacinação.

Por causa do ponto facultativo no período de Carnaval, não houve expediente nos serviços públicos do município de segunda até quarta-feira. Ao retornar ao trabalho, os servidores perceberam a falta de energia e constaram que a temperatura das câmaras frias, onde foram armazenadas as vacinas e outros medicamentos, estava acima do ideal.

De acordo com Secretaria de Saúde do Estado, em caso como o de Rio Bananal, onde houve ocorrência policial, os municípios devem preencher um formulário que será enviado ao Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde. A Secretaria de Saúde afirma que já está providenciando a reposição das vacinas perdidas.

 

 

*Estagiária, com supervisão de Roberto Piza

Últimas notícias
Geral

Chuva no Rio Grande do Sul afeta cerca de 400 mil pessoas

De acordo com as informações da Defesa Civil, até o momento, 265 municípios já foram afetados pelos temporais e alagamentos.

Baixar arquivo
Geral

Ministra Esther Dweck explica o adiamento do Concurso Unificado

A nova data das provas ainda não foi definida. O exame seria neste próximo domingo (5). O concurso foi adiado em todo o país por causa do estado de calamidade pública provocado pelas chuvas no Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Estudo do Cemaden analisa combate a desastres naturais no Brasil

De acordo com a pesquisa, os municípios brasileiros precisam desenvolver planos de contingência com monitoramento eficiente e resposta rápida. Além da conscientização da população. 

Baixar arquivo
Cultura

Orla de Copacabana terá 18 torres de sonorização para show da Madonna

Palco que a cantora pop se apresentará tem 812 metros quadrados. Além disso, a estrutura conta com três passarelas que serão usadas pela cantora e seus dançarinos.

Baixar arquivo
Economia

Juros do cartão de crédito sobem em março e chegam a 421% ao ano

Março teve um aumento de quase 9,5% em relação ao mês anterior, o primeiro desde dezembro. Mesmo assim, em 12 meses, o juros do rotativo teve queda de 12%.

Baixar arquivo
Política

Lula e primeiro-ministro do Japão discutem agendas bilaterais

Após o encontro, o presidente voltou a prestar solidariedade ao povo gaúcho. Entre os assuntos tratados com o primeiro-ministro japonês, está a exportação de carne bovina, uma reivindicação antiga do Brasil.

Baixar arquivo