Anvisa suspende prazo para análise de uso emergencial da Sputnik V

Tempo voltará a correr após apresentação de documentos ausentes

Publicado em 28/03/2021 - 17:04 Por Gésio Passos - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Anvisa anunciou que foi suspenso o prazo para análise do pedido de uso emergencial da vacina russa Sputnik V. O motivo seria a falta de documentos que a farmacêutica União Química, responsável pela vacina, deveria ter entregue à agência.

O prazo para análise do pedido voltará a correr após a apresentação desses documentos. Segundo a Anvisa, 38% da documentação não foi apresentada pelo laboratório ou está pendente de complementação.

A reportagem não conseguiu contato com a assessoria da União Química para comentar a decisão.

Na última sexta-feira, o laboratório refez o pedido de uso emergencial de 10 milhões de doses da Sputnik V já adquiridas pelo Ministério da Saúde.

Segundo a empresa, a vacina russa foi autorizada em 58 países, com eficácia comprovada de 91% e ausência de reações adversas relevantes.

Já a vacina do laboratório Janssen, pertencente ao conglomerado americano Johnson & Johnson, já conta com avaliação de 62% da documentação concluída, 36% em análise e 1% pendente de complementação. A empresa fez pedido para uso emergencial da vacina na última quinta-feira.

A Anvisa também informou que fez novas exigências para a realização de estudos clínicos da vacina Versamune, desenvolvida pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, com as empresas Farmacore e a PDS Biotechnology, dos Estados Unidos.

Já em relação à vacina ButanVac, que será produzida pelo Butantan, a Agência irá analisar a proposta do estudo, o número de participantes e os dados de segurança obtidos até o momento.

Edição: Raquel Mariano/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Cultura

Em 30 de novembro de 1982, Michael Jackson lançava o álbum Thriller

Disco é citado até hoje como um dos melhores de todos os tempos e foi o álbum mais vendido no mundo, com cerca de 65 de milhões de cópias. Sucesso de público e de mídia, o trabalho rendeu oito Grammys. 

Baixar arquivo
Cultura

Professor da USP traduz cartas de indígenas no Brasil do século XVII

Cartas trocadas entre indígenas do Brasil em tupi antigo, em 1645, foram traduzidas pelo pesquisador e professor da USP, Eduardo Navarro. O contexto era o da disputa entre Portugal e Holanda por terras brasileiras, hoje, o estado de Pernambuco.

Baixar arquivo
Saúde

Estatuto do Câncer torna obrigatório atendimento integral

Dentre os objetivos do estatuto estão o diagnóstico precoce, a informação clara e confiável sobre a doença e o tratamento adequado, bem como humanização da atenção ao paciente e à sua família

Baixar arquivo
Saúde

Rio não tem registro de casos da variante Ômicron no estado

Secretaria de Saúde vai emitir um alerta às vigilâncias municipais para aumento da atenção a casos de viajantes que apresentem quadro de síndrome gripal, com realização de exame PCR, monitoramento e notificação por meio dos canais oficiais.

Baixar arquivo
Educação

Carreta leva artes, ciência e meio ambiente para a população do Rio

O Busão das Artes, com 15 metros de extensão, foi adaptado para receber experimentos interativos científicos e projetos de artes visuais e começou a circular pelas ruas e praças da cidade do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia faz operação para capturar responsáveis por morte de sargento

A ação acontece em comunidades da zona norte do Rio. Os agentes procuram pelos criminosos envolvidos no assassinato do do sargento Jamilton Machado de Assis, atingido, em outubro, por um tiro na cabeça dentro de uma viatura.

Baixar arquivo