Secretários de Saúde querem toque de recolher para frear pandemia

Reivindicações constam em carta divulgada nesta segunda (1º)

Publicado em 01/03/2021 - 19:24 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

Os secretários estaduais de Saúde querem um toque de recolher em todo o território nacional, com fechamento de escolas, bares, praias e ainda a criação de barreiras sanitárias.

A reivindicação consta em uma carta divulgada nesta segunda-feira (1º) pelo Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Saúde (Conass).

No documento, os secretários pedem o aumento das medidas restritivas para evitar o iminente colapso das redes pública e privada de saúde.  

O Conselho quer restrição máxima nas regiões com ocupação de leitos acima de 85%, e sugere a suspensão de eventos presenciais como shows, congressos, atividades religiosas ou esportivas, além da suspensão das atividades presenciais em todos os níveis de educação.

Os secretários ainda alegam ser necessário um toque de recolher nacional durante os finais de semana, das 20h às 6h. 

O Conass também solicita medidas para reduzir a lotação nos transportes coletivos, e a instituição de barreiras sanitárias nacionais e internacionais, inclusive com o fechamento de aeroportos.

O presidente do Conselho e secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, lembra que o país vive o pior momento da pandemia.

Os secretários de Saúde argumentam ainda na carta que o relaxamento das medidas de proteção e a circulação de novas cepas do vírus agravam a crise sanitária.

Na última semana, a Fiocruz informou que 12 estados mais o Distrito Federal estavam com taxas de ocupação de leitos de UTI para covid-19 acima de 80% - considerada uma situação crítica -, além de 17 capitais também com ocupação de leitos acima de 80%.

Pelo menos, 13 unidades da federação já tomaram medidas restritivas nos últimos dias, entre elas Distrito Federal, Bahia, Ceará, Rio Grande de Sul, Acre e São Paulo. Procuramos o Ministério da Saúde, que não se manifestou sobre a carta dos secretários de Saúde até o fechamento desta reportagem.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Programa Caixa Mais Brasil chega à 100ª edição neste sábado

Durante este fim de semana, a Caixa Econômica Federal promove mais uma edição do programa Caixa Mais Brasil.

Baixar arquivo
Geral

Covid-19: projeto no DF oferece apoio psicológico a enlutados

Lidar com a morte é um processo doloroso. E desde o início da pandemia do coronavírus, por causa das medidas de segurança e distanciamento social, nem sempre quem perde um ente querido encontra uma rede de apoio para enfrentar esse momento.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pandemia coloca 9 milhões de crianças em risco de trabalho infantil

Os dados estão no relatório do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) publicado para marcar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado neste sábado, 12 de junho

Baixar arquivo
Saúde

Estado do Rio de Janeiro permanece com risco moderado para covid-19

O Mapa de Risco Covid-19 manteve a classificação geral na bandeira laranja, mas segundo o estudo, houve melhora no cenário epidemiológico em seis regiões.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz recebe insumo para a produção de 6 milhões de doses da vacina

A Fiocruz recebe neste sábado (12) mais um lote de IFA para a produção da vacina contra a covid-19. O insumo deverá desembarcar no final da tarde no Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Saúde

SUS vai oferecer exame rápido para detecção de meningite criptocócica

O teste que detecta fungos que atacam o sistema nervoso foi incorporado ao SUS e publicado nesta sexta-feira (11).

Baixar arquivo