Rio de Janeiro divulga calendário unificado de vacinação contra covid

Publicado em 26/05/2021 - 16:47 Por Tâmara Freire - Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro divulgou a primeira versão do calendário unificado de vacinação que deve valer para todos os municípios. O cronograma, divulgado no Diário Oficial desta quarta-feira (26), já traz uma previsão de imunização por idade, sem pré-requisitos, que deve começar ainda em junho, junto com a vacinação dos grupos prioritários.

No próximo mês todas as prefeituras devem encerrar a imunização de pessoas com comorbidades e deficiências permanentes, além das gestantes e puérperas com comorbidades. Além disso devem ser vacinadas todas as pessoas em situação de rua, os funcionários do Sistema Penal e a população privada de liberdade, e os trabalhadores da educação, forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas.

Mas ainda no mês de junho, as cidades do Rio devem começar a imunização dos fluminenses em geral com idades entre 55 e 59 anos. Para que ambos os públicos possam ser atendidos, a Secretaria estipulou uma reserva de 20% das vacinas para os grupos prioritários e 80% para o restante.

O calendário previsto segue com a vacinação daqueles com idades de 45 a 54 anos em julho, 35 a 44 anos em agosto, 25 a 34 em setembro, e por fim, 18 a 24 anos em outubro. Dentro de cada mês, as faixas etárias deverão ser vacinadas em ordem decrescente, ou seja, os mais velhos primeiro.

O calendário unificado estadual é semelhante ao que já foi divulgado pela Prefeitura da capital. De acordo com a publicação da Secretaria, mesmo considerando que as vacinas vêm sendo distribuídas de forma gradativa e sem regularidade, é preciso uniformizar a vacinação dentro do Estado do Rio de Janeiro, para garantir a proteção da população com maior risco de adoecimento e evitar a evolução para formas graves da doença.

 

Edição: Jéssica Gonçalves / Alessandra Esteves

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Vacina covid: Butantan e Fiocruz entregam mais de 7 milhões de doses

Nesta sexta-feira, O Instituto Butantan entregou ao Ministério da Saúde mais 2,2 milhões de doses da Coronavac para reforçar a campanha de vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo
Saúde

80% dos brasileiros concordam em seguir a ciência para conter a covid

Uma pesquisa realizada com mais de 1600 brasileiros apontou que a maioria, quase 80%, concorda com as recomendações dos cientistas e profissionais da saúde no enfrentamento da pandemia da covid-19.

Baixar arquivo
Justiça

STJ aprova que preso em local degradante terá redução de pena

Uma decisão inédita do Superior Tribunal de Justiça considerou que seja contado em dobro todo o período que uma pessoa esteve presa em local degradante. A decisão é um importante precedente e pode ser aplicada para outras situações semelhantes.

Baixar arquivo
Política

CPI da Pandemia lista 14 pessoas que passam a ser investigadas

Relator da CPI da Pandemia do Senado, Renan Calheiros, divulgou uma lista com 14 pessoas que, inicialmente eram testemunhas, e agora passam a ser investigadas. Entre elas, estão o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Baixar arquivo
Segurança

Quatro pessoas foram mortas em operação contra facção criminosa

Quatro pessoas foram mortas nesta sexta-feira, incluindo um adolescente de 16 anos, em uma operação contra uma facção criminosa coordenada pela polícia civil do Rio de Janeiro em conjunto com as polícias civis do Pará e do Amazonas e ainda com apoio da Polícia Militar do Rio.  

Baixar arquivo
Esportes

Série D tem clássico potiguar e duelo paulista na tela da TV Brasil

O fim de semana de Série D na TV Brasil começa às 15h (horário de Brasília) deste sábado (19), com o duelo paulista entre Portuguesa e Santo André. No domingo, às 16h, tem Clássico Rei potiguar pelo Grupo 3: América de Natal e ABC, no estádio das Dunas.

Baixar arquivo