RJ monitora pessoas que contactaram paciente com variante indiana

A nova cepa foi detectada em um morador de Campos dos Goytacazes

Publicado em 27/05/2021 - 12:40 Por Lígia Souto - Rio de Janeito

 Autoridades sanitárias do Rio de Janeiro informaram que estão monitorando todos os moradores do estado que tiveram contato com um o caso confirmado da variante indiana do coronavírus. A nova cepa, chamada de B.1.617 foi detectada em um morador de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, que testou positivo para Covid-19 após retornar de uma viagem da Índia. A Secretaria de Estado de Saúde informou que essas pessoas foram orientadas a cumprir isolamento e avisar as autoridades sanitárias caso apresentem qualquer sintoma da doença.

O paciente infectado com a variante indiana segue em quarentena no Rio, sendo acompanhado pela Secretaria Municipal de Saúde. Ao todo, 29 pessoas que tiveram contato com ele e moram na cidade foram testadas para covid-19. O grupo é monitorado pela vigilância epidemiológica, segundo informações do secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz. Ele ressaltou que até o momento, não há a confirmação de nenhum outro caso. 

Por nota, a Secretaria de Estado de Saúde esclareceu que os protocolos de prevenção seguem os mesmos, independentemente da identificação da variante. Toda a população, mesmo quem já foi vacinado, deve continuar com as medidas como  lavar as mãos, usar máscaras e evitar aglomeração. 

A pasta também informou que está discutindo com a Anvisa a possibilidade de instalar barreira sanitária em voos domésticos que chegam ao Rio de Janeiro.  

A identificação da cepa indiana do coronavírus foi feita a partir do sequenciamento genético do paciente, de 32 anos, que desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, no último sábado. Esse passageiro fez um exame RT-PCR para a detecção do novo coronavírus e, antes de obter o resultado, embarcou para o Rio de Janeiro, de onde seguiu para o município de Campos dos Goytcazes.

Edição: Ana Lucia Caldas

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo