Capitais brasileiras aceleram vacinação contra covid-19

Apenas Palmas e Porto Velho ainda imunizam só grupos prioritários

Publicado em 15/06/2021 - 11:43 Por Maíra Heinen - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A vacinação está avançando rápido em algumas capitais do país. A maior parte das cidades ainda está imunizando a população acima de 50 anos, mas algumas se destacam como São Luís, no Maranhão, onde nesta semana já estão sendo atendidas, com a primeira dose, pessoas entre 24 e 29 anos. Para a próxima semana, o público de 18 anos ou mais já começa a ser imunizado.

O prefeito de São Luis, Eduardo Braide, conta que desde janeiro a cidade se preparou para vacinar um grande fluxo de pessoas, instalando centros específicos de vacina. Mas o grande comprometimento dos profissionais de saúde e ainda o recebimento de doses extras também foram apontados como motivos para adiantar o cronograma. Ele ressalta que até julho, toda a população adulta já deve estar vacinada.

Em Manaus, as doses já chegaram para quem tem a partir de 40 anos. Depois de um final de semana de mutirão de vacinação atingindo mais de 140 mil pessoas na capital, nesta terça-feira (15), a prefeitura retomou a imunização nos pontos de atendimento. Também podem ser vacinados remanescentes de grupos prioritários e o público de segunda dose.

Quem tem 43 anos já pode ser vacinado em Recife, onde já há mais de meio milhão de pessoas vacinadas. E Vitória, no Espírito Santo, já tem vacina disponível para pessoas de 45 anos ou mais.

Apenas duas capitais ainda não saíram dos grupos prioritários. Palmas, no Tocantins, ainda segue vacinando pessoas acima de 60 anos e já abriu também para profissionais da educação. Em Porto Velho, Rondônia, a vacinação segue em pessoas acima de 60 anos e outros públicos prioritários como pessoas com doenças prévias e algumas áreas profissionais, como segurança pública.

Em todo o país, mais de 55 milhões de pessoas já receberam pelo menos a primeira dose da vacina contra a covid-19.

 

Edição: Leila Santos/Adrielen Alves

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo