Fiocruz: Em 2020, 61,7% da população buscou terapias alternativas

Publicado em 29/07/2021 - 16:22 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

No primeiro ano de pandemia do novo coronavírus, 61,7% da população brasileira recorreu a pelo menos uma prática de autocuidado para lidar com questões relacionadas à saúde. A conclusão faz parte de uma pesquisa inédita, desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz, em parceria com a Faculdade de Medicina de Petrópolis, na região serrana fluminense.

O trabalho listou 29 modalidades de terapia oferecidas pelo Sistema Único de Saúde. Ao divulgar os resultados, nesta quinta feira, a coordenadora da pesquisa, Patrícia Boccolini, detalhou que durante a crise imposta pela pandemia de covid a maior procura  foi por meditação e fitoterapia, que utiliza propriedades medicinais das plantas.

O estudo analisou o uso das PICS, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e, para isso, entrevistou, via formulário online, mais de 12 mil pessoas nas cinco regiões do país. O período de coleta das informações foi entre 25 de agosto e 18 de dezembro do ano passado.

Os resultados mostram que os usuários das práticas integrativas no Brasil são predominantemente pessoas acima dos 40 anos, com formação universitária.

A designer de jóias Vanessa Rosalino faz parte desse grupo. A prática de Yoga ajudou a controlar o estresse e ansiedade no período de restrições.

Para a psicóloga Flávia Lacerda o olhar atento à própria saúde traz inúmeros benefícios, especialmente em um contexto de incertezas, marcado pelo isolamento social e o luto.

A avaliação da psicóloga é corroborada com o relato do terapeuta Luciano Silvestrin.

O estudo traçou, ainda, um recorte regional e revelou que a proporção de usuários dessas terapias é maior no Centro Oeste, seguida pela região Sul e Sudeste do país.

Edição: Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Esportes

Brasil bate recorde de medalhas nas Paralimpíadas de Paris 2024

Dia histórico para o Brasil nas Paralimpíadas de Paris, na França. Neste 7 de setembro o país atingiu o maior número de medalhas em uma única edição dos jogos. O recorde era de 72 medalhas nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e Tóquio 2020. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Movimentos sociais realizam o 30º Grito dos Excluídos em Brasília

Um dos temas é o alerta ao desrespeito ao uso do Fundo Eleitoral para as candidaturas femininas negras, disse a pastora Val Moraes.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Relatório do Cemaden alerta para estiagem severa no país

Um relatório divulgado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) revela um cenário preocupante de estiagem severa que atinge as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do país.

Baixar arquivo
Geral

Desfile de 7 de setembro atrai milhares à Esplanada em Brasília

Milhares de pessoas encheram a Esplanada dos Ministérios para acompanhar o desfile de 7 de setembro, em comemoração aos 202 anos da independência do país. A expectativa da organização era de cerca de 30 mil pessoas.

Baixar arquivo
Internacional

Brasil contesta Venezuela e segue com custódia de embaixada argentina

Após o governo da Venezuela cancelar a autorização para a embaixada da Argentina, em Caracas, ter a custódia do Brasil, o Itamaraty informou que isso não pode ser feito de forma unilateral.

Baixar arquivo
Política

Esther Dweck assume interinamente o Ministério dos Direitos Humanos

A Ministra Esther Dweck, que está a frente da pasta da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, vai assumir interinamente o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Ela foi nomeada pelo Presidente Lula após a demissão de Silvio Almeida do cargo.

Baixar arquivo