Fiocruz: Em 2020, 61,7% da população buscou terapias alternativas

Publicado em 29/07/2021 - 16:22 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

No primeiro ano de pandemia do novo coronavírus, 61,7% da população brasileira recorreu a pelo menos uma prática de autocuidado para lidar com questões relacionadas à saúde. A conclusão faz parte de uma pesquisa inédita, desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz, em parceria com a Faculdade de Medicina de Petrópolis, na região serrana fluminense.

O trabalho listou 29 modalidades de terapia oferecidas pelo Sistema Único de Saúde. Ao divulgar os resultados, nesta quinta feira, a coordenadora da pesquisa, Patrícia Boccolini, detalhou que durante a crise imposta pela pandemia de covid a maior procura  foi por meditação e fitoterapia, que utiliza propriedades medicinais das plantas.

O estudo analisou o uso das PICS, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e, para isso, entrevistou, via formulário online, mais de 12 mil pessoas nas cinco regiões do país. O período de coleta das informações foi entre 25 de agosto e 18 de dezembro do ano passado.

Os resultados mostram que os usuários das práticas integrativas no Brasil são predominantemente pessoas acima dos 40 anos, com formação universitária.

A designer de jóias Vanessa Rosalino faz parte desse grupo. A prática de Yoga ajudou a controlar o estresse e ansiedade no período de restrições.

Para a psicóloga Flávia Lacerda o olhar atento à própria saúde traz inúmeros benefícios, especialmente em um contexto de incertezas, marcado pelo isolamento social e o luto.

A avaliação da psicóloga é corroborada com o relato do terapeuta Luciano Silvestrin.

O estudo traçou, ainda, um recorte regional e revelou que a proporção de usuários dessas terapias é maior no Centro Oeste, seguida pela região Sul e Sudeste do país.

Edição: Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Correios fazem leilão de 701 mil itens a partir de segunda-feira (27)

São os chamados refugos, ou seja, produtos que continuam aos cuidados dos Correios, mesmo após várias tentativas de entrega aos destinatários.

Baixar arquivo
Geral

Novo aplicativo do Bolsa Família já tem 200 mil downloads

Quem ainda não tem o aplicativo, pode fazer o download nas lojas virtuais para os sistemas IOS e Android.

Baixar arquivo
Cultura

80% da população ainda ouve rádio, diz pesquisa

É o que aponta o estudo Inside Radio 2021, da Kantar IBOPE Media. E mesmo aumentando a audiência das rádios pelo celular, as pessoas preferem é escutar no aparelho de rádio tradicional.

Baixar arquivo
Cultura

Nova edição da ViradaSP começa neste sábado em Mogi das Cruzes (SP)

Na programação de hoje estão apresentações do rapper Rael, da cantora Adriana Moreira e do cantor e contador de causos Rolando Boldrin, no quadro Rolando Prosa.

Baixar arquivo
Economia

Caixa inicia pagamento da sexta parcela do Auxílio Emergencial

Saques em dinheiro e transferências bancárias para quem nasceu em maio serão liberados no dia 8 de outubro. Valores podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem.

Baixar arquivo
Economia

Fim de ano pode gerar 94 mil vagas de empregos temporários, diz CNC

O cálculo é da CNC, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Economista alerta que a previsão depende do controle da pandemia.

Baixar arquivo