Fiocruz: Em 2020, 61,7% da população buscou terapias alternativas

Publicado em 29/07/2021 - 16:22 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

No primeiro ano de pandemia do novo coronavírus, 61,7% da população brasileira recorreu a pelo menos uma prática de autocuidado para lidar com questões relacionadas à saúde. A conclusão faz parte de uma pesquisa inédita, desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz, em parceria com a Faculdade de Medicina de Petrópolis, na região serrana fluminense.

O trabalho listou 29 modalidades de terapia oferecidas pelo Sistema Único de Saúde. Ao divulgar os resultados, nesta quinta feira, a coordenadora da pesquisa, Patrícia Boccolini, detalhou que durante a crise imposta pela pandemia de covid a maior procura  foi por meditação e fitoterapia, que utiliza propriedades medicinais das plantas.

O estudo analisou o uso das PICS, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e, para isso, entrevistou, via formulário online, mais de 12 mil pessoas nas cinco regiões do país. O período de coleta das informações foi entre 25 de agosto e 18 de dezembro do ano passado.

Os resultados mostram que os usuários das práticas integrativas no Brasil são predominantemente pessoas acima dos 40 anos, com formação universitária.

A designer de jóias Vanessa Rosalino faz parte desse grupo. A prática de Yoga ajudou a controlar o estresse e ansiedade no período de restrições.

Para a psicóloga Flávia Lacerda o olhar atento à própria saúde traz inúmeros benefícios, especialmente em um contexto de incertezas, marcado pelo isolamento social e o luto.

A avaliação da psicóloga é corroborada com o relato do terapeuta Luciano Silvestrin.

O estudo traçou, ainda, um recorte regional e revelou que a proporção de usuários dessas terapias é maior no Centro Oeste, seguida pela região Sul e Sudeste do país.

Edição: Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Justiça

Justiça nega pedido de habeas corpus do ex-vereador Dr. Jairinho

A defesa pediu que sua prisão fosse substituída por monitoramento eletrônico. O ex-vereador está preso desde abril do ano passado, acusado da morte do menino Henry Borel, de 4 anos.

Baixar arquivo
Economia

Rio de Janeiro terá primeira planta de geração de hidrogênio verde

O estado do Rio de Janeiro terá a primeira planta para geração de hidrogênio verde no país.

Baixar arquivo
Geral

Frente fria vai trazer fortes chuvas no norte da região Nordeste

O alerta laranja para perigo no acumulado de chuva é do Instituto Nacional de Meteorologia e vale até domingo (22). As chuvas fortes, também devem atingir o norte do Pará, do Amazonas e Roraima, e todo o Amapá.

Baixar arquivo
Saúde

Portugal tem aumento de 33% no número de mortes por covid-19

País tem crescimento de casos de contágio e de mortes por Covid-19 nos últimos sete dias. Para os especialistas, o motivo é o avanço da linhagem BA.5 somado ao fim da obrigatoriedade do uso da máscara.

 

Baixar arquivo
Saúde

Turmas da UFMG suspendem aulas presenciais após casos de covid

O protocolo da universidade orienta a suspensão das atividades presenciais quando são notificados pelo menos três casos de coronavírus em uma mesma turma, no intervalo de uma semana.

Baixar arquivo
Justiça

Flordelis: Justiça nega solicitação para transferir julgamento

Flordelis está com o julgamento marcado no Júri Popular para o próximo dia 06 de junho. A ex-deputada é acusada de ter participado do assassinato de seu marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019.

Baixar arquivo