Fiocruz recebe remessas de IFA para fabricação da vacina contra covid

Publicado em 01/10/2021 - 16:59 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Fiocruz recebe, nesta sexta-feira, duas remessas de Ingrediente Farmacêutico Ativo, o IFA, principal componente da vacina contra a covid 19. Os novos insumos para a produção do imunizante são suficientes para a produção de 9,7 milhões de doses.

Os lotes seguiram em dois voos diferentes, um que pousou por volta das 5h30 da manhã no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, e o outro previsto para as 19h30e, também com desembarque no Galeão.

A Fiocruz informou que segue com cerca de seis milhões de doses em etapa de controle de qualidade, na Fábrica de Biomanguinhos, que aguardam liberação para entrega.

Também estão previstas novas remessas de IFA neste de outubro. Até o momento, já foram disponibilizados 107,3 milhões de doses da vacina AstraZeneca ao Programa Nacional de Imunizações.

Paralelamente, a Fiocruz caminha para se tornar independente na produção do insumo principal da vacina. Nesta semana a Fundação concluiu a produção dos primeiros lotes do Ingrediente Farmacêutico Ativo 100% nacional.

Chamados de lotes de pré-validação, eles ainda vão passar por testes de controle de qualidade na instituição, e outras etapas que envolvem a certificação do imunizante junto à AstraZeneca, fabricante da vacina em parceria com a Universidade de Oxford, e alteração do registro da vacina na Anvisa.

A Fiocruz estima que as entregas de doses com o insumo produzido no Brasil devem ocorrer no último trimestre deste ano.

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Educação

Começa prazo para pedido de reaplicação do Enem

Estudantes prejudicados por operação policial realizada no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro, podem remarcar a prova. Prazo termina na sexta-feira, 3 de dezembro.

Baixar arquivo
Economia

Tradicional festa de fim de ano em Copacabana está mantida

Nesta segunda-feira, equipes da prefeitura se reuniram com o Comitê Científico de Enfrentamento à Covid-19 para analisar a situação epidemiológica da capital e debater os critérios sanitários adotados para liberar as festas de fim de ano, como o Réveillon.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MPF realiza audiência para ouvir pescadores afetados por hidrelétrica

A ideia é apurar os impactos da construção da hidrelétrica de Belo Monte na atividade pesqueira no rio Xingu e verificar se as reparações aos atingidos estão acontecendo

Baixar arquivo
Justiça

Defesa de doutor Jairinho tenta reverter cassação do parlamentar

Jairinho e a namorada, mãe de Henry Borel, estão presos desde abril acusados de matar o menino de quatro anos em março deste ano.

Baixar arquivo
Geral

Chimpanzé Enos foi enviado ao espaço em 29 de novembro de 1961

Com cinco anos e meio, Enos embarcou na Mercury-Atlas 5 e se tornou o primeiro e único da espécie a fazer uma viagem na órbita terrestre. A missão funcionou como um teste antes do voo tripulado que levaria o primeiro astronauta norte-americano ao espaço.

Baixar arquivo
Economia

Inadimplência sobe em novembro e atinge o maior patamar do ano

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de novembro mostra que mais de 26% das famílias relatam ter dívidas ou contas em atraso. Em outubro, percentual de endividados estava em 25,6%.

Baixar arquivo