Fiocruz recebe remessas de IFA para fabricação da vacina contra covid

Publicado em 01/10/2021 - 16:59 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Fiocruz recebe, nesta sexta-feira, duas remessas de Ingrediente Farmacêutico Ativo, o IFA, principal componente da vacina contra a covid 19. Os novos insumos para a produção do imunizante são suficientes para a produção de 9,7 milhões de doses.

Os lotes seguiram em dois voos diferentes, um que pousou por volta das 5h30 da manhã no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, e o outro previsto para as 19h30e, também com desembarque no Galeão.

A Fiocruz informou que segue com cerca de seis milhões de doses em etapa de controle de qualidade, na Fábrica de Biomanguinhos, que aguardam liberação para entrega.

Também estão previstas novas remessas de IFA neste de outubro. Até o momento, já foram disponibilizados 107,3 milhões de doses da vacina AstraZeneca ao Programa Nacional de Imunizações.

Paralelamente, a Fiocruz caminha para se tornar independente na produção do insumo principal da vacina. Nesta semana a Fundação concluiu a produção dos primeiros lotes do Ingrediente Farmacêutico Ativo 100% nacional.

Chamados de lotes de pré-validação, eles ainda vão passar por testes de controle de qualidade na instituição, e outras etapas que envolvem a certificação do imunizante junto à AstraZeneca, fabricante da vacina em parceria com a Universidade de Oxford, e alteração do registro da vacina na Anvisa.

A Fiocruz estima que as entregas de doses com o insumo produzido no Brasil devem ocorrer no último trimestre deste ano.

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Fiocruz realiza simpósio internacional e discute produção de vacinas

Outro tema debatido no Simpósio Internacional de Imunobiológicos é o uso de inteligência artificial a favor do diagnóstico de doenças. 

Baixar arquivo
Geral

Saiba como está o fornecimento de energia e gás de cozinha no RS

Ministério de Minas e Energia disse que quatro municípios já tiveram o fornecimento de energia restabelecido. 

Baixar arquivo
Geral

Cinco barragens têm risco de rompimento no Rio Grande do Sul

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do estado, uma delas é a Usina Hidrelétrica 14 de Julho, que fica em Cotiporã e Bento Gonçalves. 

Baixar arquivo
Geral

Ceasa do Rio Grande do Sul retoma as atividades

A Central de Abastecimento tinha sido afetada pela enchente e agora retomou suas atividades no Centro de Distribuição das Farmácias São João, em Gravataí, onde vai operar temporariamente.

Baixar arquivo
Geral

Saque Calamidade: afetados por chuvas no RS poderão sacar FGTS

O Saque Calamidade vai ficar disponível nos municípios que tiveram a situação de emergência ou o estado de calamidade pública reconhecido pelo do governo federal.

Baixar arquivo
Geral

Disque 100 abre novo canal para localizar crianças desaparecidas no RS

Após discar 100, você pode escolher a opção “zero”, sobre desaparecidos em razão das chuvas e enchentes.

Baixar arquivo