Prefeitura do Rio vai rever ampliação de exigência de cartão de vacina

Publicado em 02/12/2021 - 17:32 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Depois de assinar decreto ampliando a exigência de comprovante de vacinação contra a covid, o prefeito do Rio recuou na decisão. O decreto, publicado nesta quinta-feira (2), previa a apresentação do certificado para entrar em salões de beleza, shoppings, hotéis, bares, restaurantes, táxis e transportes por aplicativo. Eduardo Paes disse que houve "exagero" e que, por isso, vai rever a medida.

Ouça também: Rio amplia exigência de certificado de vacinação contra a covid-19

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, espera que, com a ampliação de medidas que restringem o acesso de pessoas não vacinadas ao Rio de Janeiro, a cidade consiga evitar novos casos de infecção pelo coronavírus e suas variantes, como a Ômicron. Mas, ressalta que é preciso haver adesão de toda a sociedade.

Sobre o caso da mulher vinda de uma viagem à África do Sul, e que testou positivo para covid-19, o secretário Soranz informou que aguarda o resultado dos testes, que estão sendo feitos pela Fundação Oswaldo Cruz,  para confirmar se ela foi ou não infectada pela cepa Ômicron.

Segundo a Fiocruz, o material coletado na paciente será processado a partir da técnica de RT-PCR para detecção do vírus. Em caso positivo e, a depender da carga viral da amostra, poderá ser realizada a técnica de sequenciamento genético para definição de sua linhagem e possível variação. Ainda de acordo com a fundação, o resultado da análise será encaminhado diretamente para as secretarias de Saúde municipal e estadual, no prazo de até cinco dias.

Edição: Vitória Elizabeth / Nathália Mendes

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo