Prefeitura do Rio vai rever ampliação de exigência de cartão de vacina

Publicado em 02/12/2021 - 17:32 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Depois de assinar decreto ampliando a exigência de comprovante de vacinação contra a covid, o prefeito do Rio recuou na decisão. O decreto, publicado nesta quinta-feira (2), previa a apresentação do certificado para entrar em salões de beleza, shoppings, hotéis, bares, restaurantes, táxis e transportes por aplicativo. Eduardo Paes disse que houve "exagero" e que, por isso, vai rever a medida.

Ouça também: Rio amplia exigência de certificado de vacinação contra a covid-19

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, espera que, com a ampliação de medidas que restringem o acesso de pessoas não vacinadas ao Rio de Janeiro, a cidade consiga evitar novos casos de infecção pelo coronavírus e suas variantes, como a Ômicron. Mas, ressalta que é preciso haver adesão de toda a sociedade.

Sobre o caso da mulher vinda de uma viagem à África do Sul, e que testou positivo para covid-19, o secretário Soranz informou que aguarda o resultado dos testes, que estão sendo feitos pela Fundação Oswaldo Cruz,  para confirmar se ela foi ou não infectada pela cepa Ômicron.

Segundo a Fiocruz, o material coletado na paciente será processado a partir da técnica de RT-PCR para detecção do vírus. Em caso positivo e, a depender da carga viral da amostra, poderá ser realizada a técnica de sequenciamento genético para definição de sua linhagem e possível variação. Ainda de acordo com a fundação, o resultado da análise será encaminhado diretamente para as secretarias de Saúde municipal e estadual, no prazo de até cinco dias.

Edição: Vitória Elizabeth / Nathália Mendes

Últimas notícias
Economia

INSS começa a pagar benefícios com reajuste

Para quem recebe um salário mínimo, os depósitos referentes a janeiro serão feitos até o dia 7 de fevereiro e o valor passa a ser de R$ 1.212,00.

Baixar arquivo
Economia

Confiança do consumidor cai 1,4 ponto em janeiro, aponta FGV

A queda do indicador em janeiro foi influenciada pela piora das expectativas para os próximos meses.

Baixar arquivo
Saúde

Queiroga: prioridade é ampliar vacinação com segunda dose e reforço

Segundo o ministro, o país deve registrar aumento de casos de covid-19 nas próximas semanas e chegar ao pico de contaminações.

Baixar arquivo
Esportes

Bia Haddad coloca o Brasil na semifinal do Australian Open

É a primeira vez no feminino, desde o início da era aberta, que o Brasil chega numa semifinal. A última semifinal brasileira foi em 1965 com Maria Esther Bueno no torneio de simples.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de segunda e próximas partidas do futebol

O Icasa venceu o Maracanã por 3 a 2, o Crato perdeu em casa para o Atlético por 2 a 0, o Caucaia bateu em Iguatu por 2 a 1 e o Pacajus foi goleado pelo Ferroviário por 4 a 1.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Alerta! Chuvas aumentam vazão do reservatório de Sobradinho, na Bahia

A vazão do reservatório de Sobradinho, na Bahia, teve um novo aumento nesta segunda-feira.

Baixar arquivo