Maioria em consulta pública é contra receita para vacinação infantil

Audiência pública sobre vacinar crianças contra covid ocorre hoje (4)

Publicado em 04/01/2022 - 14:18 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Dois dias após o fim da consulta pública realizada pelo Ministério da Saúde, a respeito da vacinação contra covid em crianças de 5 a 11 anos, uma audiência pública, com especialistas, debate o assunto. O evento ocorre em Brasília, nesta terça-feira (4), na sede da OPAS, Organização Pan Americana da Saúde, com a participação de representantes de várias entidades.

Ao abrir a audiência pública, a Secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid do Ministério, Rosana Leite de Melo, relatou que mais de 99 mil pessoas participaram da consulta pública, na internet. E a maioria se mostrou contrária à obrigatoriedade da vacinação nessa faixa etária, de 5 a 11 anos. Além disso, a maioria também foi contrária à exigência de prescrição médica para a aplicação das doses.

Uma das convidadas a participar da audiência pública, foi a médica pediatra Isabela Ballalai, da Sociedade Brasileira de Imunizações. Ela destacou o calendário nacional de vacinação como de grande importância para a erradicação de doenças nas crianças. A especialista questionou a existência de uma consulta pública para avaliar a recomendação científica da Anvisa.

A representante do Ministério da Saúde, Rosana Melo, argumentou que as crianças e adolescentes desenvolvem formas mais assintomáticas de covid-19, com menos chance de desenvolver formas graves da doença.

Também presente à audiência pública, a Diretora Médica da Pfizer, no Brasil, Marjorie Dulcine, chamou atenção para os casos de mortes de crianças com covid. Ela citou a nota da Sociedade Brasileira de Pediatria, de 28 de dezembro, que cita a alta de mortes em crianças de 5 a 11 anos, em comparação com outros países. Marjorie Dulcine confirmou a garantia da segurança dos testes realizados e a confiabilidade na recomendação da Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Outra entidade convidada para a audiência pública foi a Organização Pan-Americana da Saúde. Socorro Gross, representante da entidade, destacou a importância da vacinação em massa, para o fim da pandemia de covid-19, no mundo. Também destacou a importância do SUS, que faz do Brasil referência em saúde e atenção básica, pelo mundo.

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, levou ao debate dados da pasta. Segundo ele, em 2020, 162 crianças entre 5 e 11 anos morreram por complicações de covid-19. Em 2021, essa faixa etária teve 149 vidas perdidas para a doença.

A Anvisa aprovou a aplicação de vacinas de RNA mensageiro, as da Pfizer, em crianças de 5 a 11 anos de idade, em 16 de dezembro. No entanto, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, chegou a dizer que isso não era suficiente para autorizar a aplicação nessa faixa etária. Com isso, a pasta iniciou a consulta pública, que acabou no último domingo.

Em ofício ao Ministério da Saúde, a Anvisa informou que realizou uma análise criteriosa antes de aprovar a aplicação da vacina Pfizer em crianças de 5 a 11 anos. Por isso, avisou ao Ministério da Saúde que não participaria da audiência pública por entender que “sua participação não agregaria novos elementos” ao assunto, devido ao caráter técnico.

O resultado da audiência pública vai ser divulgado nesta quarta-feira (5) pelo Ministério da Saúde.

Acompanhe audiência pública sobre vacina contra covid-19 para crianças

Edição: Leila dos Santos / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Política

TSE recebe quase 44 mil denúncias de irregularidades eleitorais

Entre as atividades proibidas pela legislação eleitoral estão showmícios, uso de carro de som que não seja em carreatas, fixação de adesivos em locais proibidos e propaganda em comércio.

Baixar arquivo
Economia

Ministro de Minas Energia diz que não há risco de crise energética

Relatório entregue pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico ao ministro recomenda o retorno do horário de verão. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

BNDES vai liberar R$ 400 milhões para bombeiros da Amazônia Legal

Em reunião no Palácio do Planalto, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, recebeu vários governadores para discutir medidas de combate aos focos de incêndio em todo país.

Baixar arquivo
Política

TSE proíbe PRF de bloquear rodovias durante as eleições

Nova regra foi criada para não criar obstáculo e permitir a livre circulação de eleitores nos dias de votação das eleições. 

Baixar arquivo
Saúde

Baixa umidade do ar e seca podem provocar sangramento nasal

O sangramento nasal, conhecido como epistaxe, ocorre principalmente por causa do ressecamento das vias nasais e afeta especialmente pessoas com doenças respiratórias como rinite alérgica. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Animais no litoral do ES estão contaminados com metais pesados

Os dados são do Programa de Monitoramento da Biodiversidade Aquática da porção capixaba do Rio Doce e região marinha e costeira adjacente. O trabalho foi executado pela Fundação Espírito-santense de Tecnologia; e pela Universidade Federal do Espírito Santo. 

Baixar arquivo