Congresso mantém veto a projeto que beneficiava pacientes com câncer

Publicado em 09/02/2022 - 08:21 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
Atualizado em 09/02/2022 - 21:24

O Congresso Nacional manteve o veto presidencial que barrou o projeto que obrigava planos privados de saúde a fornecerem determinados tratamentos para o câncer, em até 48 horas, como procedimentos radioterápicos, hemoterapia e o uso de medicamentos especiais.

O veto chegou a ser derrubado pelo Senado, mas na Câmara não houve apoio suficiente. Foram 234 votos. Para derrubar o veto seria necessário que 257 deputados, a maioria absoluta da Casa, votassem a favor.

Os partidos que orientaram pela manutenção do veto argumentaram que havia um acordo para aprovação da Medida Provisória já aprovada pela Câmara e que aguarda deliberação no Senado, ainda que sua validade termine nesta quinta-feira (10).

Orientando pelo governo, Claudio Cajado, do PP da Bahia, defendeu que a MP prevê um prazo de até 180 dias para a Agência Nacional de Saúde Suplementar concluir a análise de processos que pedem a inclusão dos medicamentos no fornecimento obrigatório.

Ao justificar o veto, o Ministério da Saúde afirmou que, ao incluir novos medicamentos de forma automática, sem avaliação da Agência reguladora do setor, a medida contraria o interesse público ao comprometer, segundo o governo, a sustentabilidade do mercado, criando insegurança jurídica.

O senador Reguffe (Podemos-DF) votou pela derrubada do veto e argumentou que a MP melhora a situação do paciente, mas não resolve o problema.

Ainda nessa terça (8), deputados e senadores derrubaram o veto presidencial sobre ressarcimento às emissoras de rádio e de televisão pela cessão do tempo para a propaganda gratuita dos partidos políticos.

Com a derrubada do veto, volta a valer o modelo de compensação fiscal que existia no passado.

Como não houve acordo entre as lideranças dos partidos, alguns vetos presidenciais não foram votados nessa terça-feira. Entre eles estão o que trata da distribuição gratuita de absorventes para mulheres de baixa renda, e o veto parcial ao projeto privatização da Eletrobras, no trecho que permitia a realocação dos empregados da estatal em outras empresas públicas.

* Matéria foi alterada às 21h23 de 09/02/2022 para correção de informação. Diferentemente do escrito, o senador Reguffe não está sem partido, mas é filiado ao Podemos do DF. 

 

 

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo