Anvisa aprova dois novos autotestes de covid-19

Publicado em 03/03/2022 - 07:50 Por Daniella Longuinho* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Anvisa aprovou nessa quarta-feira (2) dois novos autotestes de covid-19. Com isso, sobe para seis o número de autotestes autorizados no país.

Os novos produtos liberados pela agência foram o Autoteste Covid-19 Ag, registrado pela empresa Biosul Produtos Diagnósticos, com fabricação na China; e o SGTi-flex Covid-19 Ag - Self Test, registrado pela empresa Kovalent do Brasil, fabricado na Coreia do Sul. Esse último será vendido com um, dois ou cinco testes por embalagem.

Ambos são do tipo swab nasal e foram avaliados quanto à segurança, o desempenho e o atendimento aos requisitos legais.

Os dois primeiros autotestes de covid-19 liberados pela Anvisa, o Novel Coronavírus Autoteste Antígeno, da empresa CPMH, e o Autoteste Covid Ag Detect, fabricado pela Eco Diagnostica, já chegam às farmácias nessa semana.

A Anvisa explica que o autoteste permite que a pessoa realize todas as etapas da testagem, desde a coleta até a interpretação do resultado. Esses produtos foram desenvolvidos para uso de amostra swab nasal não profunda e fornecem resultado em 15 minutos.

O diretor-técnico da Eco Diagnostica, José Arthur Chaves, explica o passo a passo da testagem.

Rander Avelar, responsável técnico da CPMH, explica que os autotestes têm a função apenas de triagem, já que o diagnóstico de covid-19 só é feito por profissionais de saúde. O especialista explica o que fazer em caso de resultado positivo.

Os testes serão vendidos somente em farmácias ou lojas de artigos médicos. Segundo o fabricante do Autoteste Covid Ag Detect, que deve começar a ser vendido na próxima semana em grandes redes, o preço do produto deve variar entre R$ 39 a R$ 69.

*com produção de Daniel Lima

Edição: Raquel Mariano/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Esportes

Keyla Barros conquista bronze nos 1500 metros nas Paralimpíadas

Keyla Barros conquistou o bronze, nesta sexta-feira, nos 1500 metros do atletismo na Paralimpíada de Paris. 

Ela subiu ao pódio na classe T20 para atletas com deficiência intelectual.

No judô, o Brasil garantiu pelo menos duas pratas. 

Baixar arquivo
Educação

Lula assina regulamentação da Política Nacional de Leitura e Escrita

A ideia é aumentar o acervo das bibliotecas públicas e comunitárias, com previsão de acervo inicial de 800 exemplares, além de implementar bibliotecas nos conjuntos habitacionais do Minha Casa, Minha Vida.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil tenta subir na tabela enfrentando o Equador nesta sexta-feira

A Rádio Nacional transmite nesta sexta-feira, a partir das 21h45, Brasil e Equador, direto do estádio Couto Pereira, em Curitiba. Em duelo válido pelas sétima rodada das eliminatórias sul-americanas para Copa do Mundo de 2026.

Baixar arquivo
Internacional

Venezuela: Opositor nega que cometeu crime ao divulgar atas da eleição

A Justiça venezuelana emitiu uma ordem de prisão contra Edmundo Gonzales. O opositor está na Venezuela e negou ofertas de asilo.

Baixar arquivo
Justiça

STF alerta para golpes financeiros em nome do tribunal

As mensagens enviadas por criminosos ameaçam consequências jurídicas graves, caso não haja o pagamento de valores. A ação dos ladrões também é usada para obter informações confidenciais das vítimas, como senhas e dados bancários.

Baixar arquivo
Educação

Conselho de Segurança Alimentar pede reajuste dos valores da merenda

A presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar, Elisabetta Recine, enviou ao presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, um ofício pedindo mais recursos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar em 2025. 

Baixar arquivo