Anvisa aprova dois novos autotestes de covid-19

Publicado em 03/03/2022 - 07:50 Por Daniella Longuinho* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Anvisa aprovou nessa quarta-feira (2) dois novos autotestes de covid-19. Com isso, sobe para seis o número de autotestes autorizados no país.

Os novos produtos liberados pela agência foram o Autoteste Covid-19 Ag, registrado pela empresa Biosul Produtos Diagnósticos, com fabricação na China; e o SGTi-flex Covid-19 Ag - Self Test, registrado pela empresa Kovalent do Brasil, fabricado na Coreia do Sul. Esse último será vendido com um, dois ou cinco testes por embalagem.

Ambos são do tipo swab nasal e foram avaliados quanto à segurança, o desempenho e o atendimento aos requisitos legais.

Os dois primeiros autotestes de covid-19 liberados pela Anvisa, o Novel Coronavírus Autoteste Antígeno, da empresa CPMH, e o Autoteste Covid Ag Detect, fabricado pela Eco Diagnostica, já chegam às farmácias nessa semana.

A Anvisa explica que o autoteste permite que a pessoa realize todas as etapas da testagem, desde a coleta até a interpretação do resultado. Esses produtos foram desenvolvidos para uso de amostra swab nasal não profunda e fornecem resultado em 15 minutos.

O diretor-técnico da Eco Diagnostica, José Arthur Chaves, explica o passo a passo da testagem.

Rander Avelar, responsável técnico da CPMH, explica que os autotestes têm a função apenas de triagem, já que o diagnóstico de covid-19 só é feito por profissionais de saúde. O especialista explica o que fazer em caso de resultado positivo.

Os testes serão vendidos somente em farmácias ou lojas de artigos médicos. Segundo o fabricante do Autoteste Covid Ag Detect, que deve começar a ser vendido na próxima semana em grandes redes, o preço do produto deve variar entre R$ 39 a R$ 69.

*com produção de Daniel Lima

Edição: Raquel Mariano/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Geral

Cantareira (SP) vai a 40% do nível de água e entra em estado de alerta

Sabesp informou que ainda não há risco de desabastecimento. Sistema é composto por seis mananciais que, juntos, estão operando com 54% da capacidade.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas: 40 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Alagoas

As fortes chuvas que caíram em Alagoas a partir da madrugada deste sábado (02) deixaram 40 mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas.

Baixar arquivo
Economia

Mercado de aviação cresce no Brasil, mas segue abaixo da pré-pandemia

Ao todo, 6 milhões e 400 mil passageiros voaram no mercado doméstico brasileiro em maio deste ano. O número representa 10% menos que o mês de maio de 2019, ou seja, antes da pandemia. 

Baixar arquivo
Internacional

Portugal vai criar novo visto de trabalho a brasileiros no país

Em visita ao Rio de Janeiro, neste sábado (02), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, citou a proposta que cria um novo visto de trabalho para brasileiros.

Baixar arquivo
Geral

Cristo Redentor ganha iluminação especial na cor laranja

O tom escolhido para irradiar o icônico ponto turístico faz uma alusão ao Dia Municipal de Redução do Risco de Desastres.

Baixar arquivo
Economia

Doação de pessoa para campanha via PIX só pode ser feita pelo CPF

A decisão por unanimidade foi do plenário do Tribunal Superior Eleitoral na sessão desta sexta-feira.

Baixar arquivo