Fiocruz inicia distribuição de antirretroviral para tratamento de HIV

Publicado em 09/03/2022 - 13:04 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

 O Instituto de Tecnologia em Fármacos da Fiocruz, Farmanguinhos, já iniciou a distribuição do medicamento considerado um dos mais modernos antirretrovirais para o tratamento de HIV no mundo. O Dolutegravir é produzido por um laboratório estrangeiro, mas, graças a uma parceria firmada pela Fundação, ele poderá ser fabricado aqui no Brasil nos próximos dois anos.

Por enquanto o Instituto da Fiocruz está apenas recebendo os comprimidos importados, efetuando o controle de qualidade, embalando e distribuindo ao Sistema Único de Saúde. Mas paulatinamente vai nacionalizar o processo de produção.

A primeira remessa recebida, e que começou a ser distribuída, soma 16,5 milhões de comprimidos, mas ao longo do ano, serão encaminhadas mais de 64,5 milhões.

A parceria com a a farmacêutica britânica GSK também prevê que a Fundação Oswaldo Cruz possa fabricar localmente uma combinação do Dolutegravir com outro antirretroviral, chamado Lamivudina. A iniciativa vai diminuir a dependência do Brasil por insumos importados, além de gerar economia com a redução dos custos de aquisição do medicamento.

A Fundação afirma que é estratégico trazer para o Brasil mais conhecimento na produção desses produtos que são de extrema importância para os programas do Sistema Único de Saúde.

O Dolutegravir foi introduzido no SUS em 2016, e distribuído a mais de 300 mil pacientes, beneficiando aqueles que ainda não iniciaram o tratamento com outros antirretrovirais ou apresentaram resistência às formulações anteriores.

O Brasil é referência mundial em sua política de acesso universal aos medicamentos para tratar o HIV, e Farmanguinhos é o principal fabricante público desses remédios, com nove produtos no seu portfólio atual.

Edição: Vitória Elizabeth / Marizete Cardoso

Últimas notícias
Política

Lula e primeiro-ministro do Japão discutem agendas bilaterais

Após o encontro, o presidente voltou a prestar solidariedade ao povo gaúcho. Entre os assuntos tratados com o primeiro-ministro japonês, está a exportação de carne bovina, uma reivindicação antiga do Brasil.

Baixar arquivo
Geral

Governo Federal adia aplicação do CNU em todo o país

Governo decidiu adiar a aplicação das provas do Concurso Nacional Unificado, em todo país, por causa das chuvas que afetam o Rio Grande do Sul. 

Baixar arquivo
Geral

Comunidades quilombolas do Sítio Antas, no Ceará, são reconhecidas

De acordo com a Fundação Palmares, existem cerca de 90 processos já analisados, mas que aguardam a resolução de "pendências". Outros 110 processos estão em análise técnica.

Baixar arquivo
Geral

Censo: territórios quilombolas têm predominância de homens e jovens

Os dados são do Censo de 2022, que também mostraram que os quilombolas estão distribuídos por 1,7 mil municípios, em um total de pouco mais de 1,3 milhão pessoas.

Baixar arquivo
Geral

Governo estuda eventual adiamento do Concurso Nacional

O pedido foi feito pelo governo do Rio Grande do Sul que está em situação de crise devido às chuvas no estado. 

Baixar arquivo
Geral

Santa Catarina tem previsão de chuva intensa; uma morte foi confirmada

Nas últimas 48 horas, o estado tem sido atingido por temporais com raios, rajadas de vento e chance de granizo. Pelo menos 155 pessoas estão desalojadas e 26 desabrigadas. 

Baixar arquivo