Medicamentos devem ficar 13% mais caros em abril

Publicado em 25/03/2022 - 16:25 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Após a alta no preço da cesta básica em alguns estados, agora outro item essencial também vai sofrer aumentos a partir de abril: os medicamentos. A estimativa de reajuste de 13% é das instituições financeiras que fazem o cálculo com base nas definições da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), entidade composta por órgãos do governo, incluindo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa),

Segundo o economista de uma empresa de investimentos Étore Sanchez, vários fatores são levados em conta para o cálculo da previsão, mas um elemento ainda precisa ser definido e, por isso, os 13% são apenas uma estimativa.

Leonardo Campos, é proprietário de uma farmácia em Taguatinga, no Distrito Federal. Segundo ele, o reajuste equivale à inflação acumulada no ano, mas os primeiros meses terão impacto nos clientes, que serão pegos de surpresa com os novos preços.

A previsão é de que o reajuste total seja uma somatória de aumentos por mês até o fim do semestre. O anúncio deve ser publicado no dia 31 de março pela CMED. Nas ruas, como previsto, o reajuste desagradou, sobretudo porque os salários dos trabalhadores não acompanham a alta.

Outro ponto que o economista explicou é que a estimativa tem alto grau de imprecisão, mas é um limite estipulado que os laboratórios optam por repassar ou não. Com isso, é possível afirmar que o reajuste é certo, mas o percentual ainda não é definitivo. Procurada pela nossa reportagem para comentar os reajustes, a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (ABRAFARMA) disse que não se posiciona sobre o assunto “por se tratar de uma prerrogativa governamental”.

*Com produção de Renato Lima

Edição: Nádia Faggiani / GT Passos

Últimas notícias
Geral

Governo mantém concurso unificado em todo país no próximo domingo

O governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite chegou a pedir o adiamento do concurso devido à situação de calamidade por causa dos temporais.

Baixar arquivo
Geral

SP: acontece hoje o lançamento do 11º Encontro Mundial da Cegueira

O evento, que vai ser realizado em 2025, também na capital paulista, será o primeiro da modalidade na América Latina.

Baixar arquivo
Geral

PGR pede ao STF para manter condenações do caso Boate Kiss

A Procuradoria-Geral da República defendeu, nessa quinta-feira (2), no Supremo Tribunal Federal que sejam restabelecidas as condenações de quatro acusados pelo incêndio na boate.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de quinta e próximas partidas de futebol

Pelo Copa do Brasil, o Botafogo venceu o Vitória por 1 a 0, o São Paulo venceu Águia de Marabá por 3 a 1, o CRB bateu o Ceará por 1 a 0, o Goiás venceu o Cuiabá também por 1 a 0 e o Palmeiras venceu o Botafogo de Ribeirão Preto por 2 a 1.

Baixar arquivo
Economia

É preciso declarar ganhos como MEI no Imposto de Renda?

Saiba em que situações uma pessoa dona de um MEI deve fazer a declaração do Imposto de Renda. Material faz parte da série Tira-Dúvidas do IR 2024. 

Baixar arquivo
Cultura

Compositora paraibana Cátia de França completa 50 anos de carreira

Autora de sucessos como Coito das Araras e Kukukaya, Cátia de França vive no Rio de Janeiro, onde permanece criando músicas com sensibilidade, sabedoria e irreverência.

Baixar arquivo