Bahia enfrenta falta de testes para dengue, zika e chikungunya

Publicado em 19/05/2022 - 12:07 Por Raíssa Novaes - Repórter da Rádio Educadora FM - Salvador

Com a queda nos números de casos e mortes relacionadas à covid-19, as atenções se voltam para outra batalha que enfrentamos todos os anos. O inimigo é pequeno, mas ao contrário do coronavirus, pode ser visto a olho nu: o mosquito aedes aegypti.

Um levantamento da Secretaria de Saúde do Estado aponta que na Bahia houve até o final de abril, numa comparação com o mesmo período do ano passado, um aumento de mais de 8% nos casos das três doenças causadas pelo aedes aegypti, as chamadas arboviroses.

Além disso, 50 municípios baianos estão em alto e altíssimo risco para as doenças, sendo que 10 deles estão numa situação de epidemia. É o caso de Itabuna, no sul do estado, que viu o número de casos de dengue dobrar em abril e maio. Até o início deste mês, eram quase 800 confirmações para doença.

Enquanto crescem os números de casos de doenças transmitidas pelo mosquito, o sistema de saúde enfrenta mais um problema na guerra: o desabastecimento de insumos para teste de dengue, zika e chikungunya. Um desafio sem prazo para terminar, pois a causa está no outro lado do mundo. Mais exatamente na Ucrânia e na China.

Enquanto enfrenta o problema da falta de insumos, o poder público tenta redobrar os esforços para combater o mosquito. Ações dos agentes batendo de porta em porta foram identificadas, mas ainda não são suficientes. É preciso que a população colabore.

Edição: Rádio Educadora FM/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo
Geral

Marielle: irmãos Brazão são transferidos para penitenciárias federais

Prisão de Chiquinho Brazão é analisada pela Câmara dos Deputados, que tem poder para decidir sobre a prisão de parlamentares. O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, continua preso em Brasília.

Baixar arquivo