Realizar atividades físicas pode prevenir enxaqueca

Publicado em 16/06/2022 - 13:31 Por Eduardo Cupertino* - estagiário da Rádio Nacional - Brasília

Sabe aquela dor de cabeça chata, como a enxaqueca, que tanto prejudica o trabalho no dia a dia? Realizar atividades físicas moderadas durante duas horas e meia por semana, pode prevenir essas dores. É o que aponta uma pesquisa do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto.

A pesquisa analisou o tempo de atividade física, no lazer e no deslocamento para o trabalho e sua relação com a ocorrência e frequência das crises de dor de cabeça. Como explica a médica e uma das pesquisadoras responsáveis pelo estudo, Alessandra Goulart.

“Cento e cinquenta minutos de atividade moderada na semana ou setenta e cinco minutos de atividade física intensa na semana. Ou um ou outro que é o preconizado como estar associado à diminuição de qualquer tipo de dor de cabeça. Tanto a frequência das dores de cabeça, quanto a ocorrência.”

A pesquisa revelou também que a incidência de enxaqueca em mulheres é de três a quatro vezes maior que nos homens. A radialista Georgina Silveira conta como a dor de cabeça afeta sua convivência no dia-a-dia.  

“Se você fala eu tô com enxaqueca, eu falo: eu não ouvi eu tô com dor, eu não escutei o que você falou, então eu não escuto, não enxergo, é uma dor muito horrível, muito grande. Só quem tem que sabe o que é uma dor de enxaqueca.”

Para realizar o Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto, foram aplicados questionários entre os anos 2008 e 2010 com cerca de quinze mil pessoas de várias regiões do Brasil.

 

Últimas notícias
Geral

Chuva no Rio Grande do Sul afeta cerca de 400 mil pessoas

De acordo com as informações da Defesa Civil, até o momento, 265 municípios já foram afetados pelos temporais e alagamentos.

Baixar arquivo
Geral

Ministra Esther Dweck explica o adiamento do Concurso Unificado

A nova data das provas ainda não foi definida. O exame seria neste próximo domingo (5). O concurso foi adiado em todo o país por causa do estado de calamidade pública provocado pelas chuvas no Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Estudo do Cemaden analisa combate a desastres naturais no Brasil

De acordo com a pesquisa, os municípios brasileiros precisam desenvolver planos de contingência com monitoramento eficiente e resposta rápida. Além da conscientização da população. 

Baixar arquivo
Cultura

Orla de Copacabana terá 18 torres de sonorização para show da Madonna

Palco que a cantora pop se apresentará tem 812 metros quadrados. Além disso, a estrutura conta com três passarelas que serão usadas pela cantora e seus dançarinos.

Baixar arquivo
Economia

Juros do cartão de crédito sobem em março e chegam a 421% ao ano

Março teve um aumento de quase 9,5% em relação ao mês anterior, o primeiro desde dezembro. Mesmo assim, em 12 meses, o juros do rotativo teve queda de 12%.

Baixar arquivo
Política

Lula e primeiro-ministro do Japão discutem agendas bilaterais

Após o encontro, o presidente voltou a prestar solidariedade ao povo gaúcho. Entre os assuntos tratados com o primeiro-ministro japonês, está a exportação de carne bovina, uma reivindicação antiga do Brasil.

Baixar arquivo