Transtorno de Jogo pela Internet atinge 28% de adolescentes que jogam

Pesquisa da USP usou dados do programa TamoJunto

Publicado em 26/07/2022 - 10:13 Por Eduardo Cupertino* - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília

Vinte e oito por cento dos jovens que jogam videogame no Brasil apresentam sintomas que se enquadram no chamado Transtorno de Jogo pela Internet (TJI), que consiste no uso excessivo de jogos on-line, atrapalhando atividades em outras áreas da vida, como a escola e as atividades sociais.

É o que aponta uma pesquisa realizada pelo instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, que usou dados do programa TamoJunto do Ministério da Saúde e envolveu quase quatro mil alunos entre 12 e 14 anos.

A responsável pelo estudo, Luiza Brandão, destaca o perfil dos jovens mais suscetíveis ao uso excessivo de jogos on-line.

“O perfil de estudantes com mais probabilidade de jogar videogame problematicamente é: sexo masculino, usuário de tabaco e álcool, que faz e recebe bullying, com níveis clínicos de sintomas de hiperatividade e desatenção, comportamento social, problemas de conduta e problemas de relacionamento entre pares com sintomas emocionais", explicou.

Para evitar o surgimento do transtorno, Luiza Brandão relata que os pais devem ter cuidados desde os primeiros contatos dos filhos com os jogos. 

“Prevenção é melhor que remediar, o começo da entrada no mundo dos videogames, se ele for mais cuidado eu potencialmente previno que se desenvolva para quadros mais graves no futuro, por exemplo restringir a quantidade de tempo, mas os pais também podem ser cuidadosos com relação à controle do tipo de jogo faz muita diferença, então jogos violentos de maneira geral a literatura é bastante categórica em relação de serem mais problemáticos, então de maneira geral os pais conseguirem restringir jogos violentos principalmente para os mais novos é importante”, afirmou.

Neste ano, a Organização Mundial da Saúde reconheceu o vício em videogames como uma doença, após publicação de uma versão atualizada da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, a CID-11.  

* Com supervisão de Nádia Faggiani.

Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo