Cerca de 60% dos brasileiros que tiveram Covid tiveram a Covid Longa

Publicado em 07/02/2023 - 21:08 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Uma pesquisa entre brasileiros que tiveram Covid 19 mostrou que quase 60% deles desenvolveram a Covid Longa, que é quando alguns sintomas ou sequelas permanecem durante pelo menos três meses após a fase aguda.

O estudo foi realizado pela Rede de Pesquisa Solidária em Políticas Públicas e Sociedade, com a participação de pesquisadores da Fiocruz Brasília e Fiocruz Pernambuco.  

Foram 1.230 participantes que responderam a um questionário on-line dirigido a pessoas que tiveram o diagnóstico da doença.

Desses, 720 mantiveram sintomas por três meses ou mais.  496 relataram ainda não estar totalmente recuperados no momento da pesquisa.

Os efeitos prolongados da infecção pelo coronavírus foram mais frequentes entre os não vacinados e mais de 80% dos participantes com Covid longa procuraram atendimento médico por causa da persistência dos sintomas.

Foram relatados mais de 50 sintomas persistentes. Fadiga, ansiedade, perda de memória e queda de cabelo foram alguns dos principais apontados pelos participantes.

A pesquisadora Érica Tatiane da Silva, da Fiocruz Brasília, destaca que as manifestações  podem ser múltiplas e relacionadas à uma variedade de sistemas do corpo.

Imunizado com quatro doses da vacina, o jornalista aposentado e poeta Luiz Turibe pegou a Covid no meio do ano passado. Apesar de não ter tido sintomas graves, mais de seis meses depois da fase aguda, ele ficou com uma tosse persistente.  

De acordo os pesquisadores, “a falta de dados sobre os casos dificulta a adoção de estratégias para alertar a população sobre os riscos de desenvolver a Covid Longa e a preparação dos serviços de saúde para atender esses pacientes.

Entre as recomendações do estudo estão protocolos de monitoramento de pacientes, investimentos em atividades de reabilitação, com abordagem multidisciplinar,  e atenção especial às populações mais vulneráveis.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, entre 10% e 20% dos pacientes considerados livres do coronavírus e da doença aguda podem apresentar Covid longa.

Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo