Número de doadores de órgãos cresce 10% este ano

Publicado em 01/09/2023 - 15:20 Por Leandro Martins - Repórter Rádio Nacional - São Paulo

O número de doadores de órgãos aumentou em mais de 10% este ano, em São Paulo, na comparação com o ano passado.   

Segundo dados da Central de Transplantes, da Secretaria de Saúde do estado, apresentados nesta sexta-feira (1), do início de janeiro até o dia 30 de agosto, foram quase 700 doadores, contra 631, em 2022.

O motivo, segundo a pasta, é atribuído à constante campanha de incentivo às doações, impulsionada por casos de grande repercussão na mídia, como o do apresentador Fausto Silva. Ele estava internado desde o início de agosto, com quadro de insuficiência cardíaca, e recebeu um coração novo no último domingo, dia 27. 

Na semana passada, entre 20 e 26 de agosto, houve 28 novos doadores de coração, um aumento de quase 90% em relação aos 15 doadores registrados na mesma semana de 2022. O número de transplantes de coração também aumentou. No primeiro semestre deste ano, a quantidade de procedimentos foi superior à dos cinco anos anteriores.  

E não é apenas o transplante de coração que cresceu. Somando os transplantes de fígado, pâncreas, pulmão, rins e córneas, foram realizados 5.077 procedimentos no estado de São Paulo no primeiro semestre de 2023, um aumento de 10,5% em relação ao ano passado. 

A doação de órgãos deve ser feita com a concordância de cada pessoa, e quem quiser ser doador não precisa mais incluir a informação nos documentos de RG ou CNH – basta comunicar a família sobre esse desejo. No caso dos falecidos, a autorização para doação deve ser dada por familiares com até o 2º grau de parentesco.  

A conscientização das pessoas também cresceu no último ano, pois as recusas de autorização da doação por parte das famílias caíram de 41% para 38%. A Central de Transplantes paulista orienta que as famílias conversem sobre o desejo de ser ou não doador de órgãos, pois isso facilita a tomada de decisão. 

Lembrando que a doação entre vivos, como acontece em transplantes de rim, por exemplo, só é possível se o doador não estiver com problemas de saúde.  

Edição: Nadia Faggiani / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo