Vacina contra dengue será distribuída para mais 625 municípios

Publicado em 26/04/2024 - 09:32 Por Fabiana Sampaio - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Ministério da Saúde ampliou o envio de vacinas contra a dengue para mais 625 municípios, abrangendo seis novos estados: Alagoas, Ceará, Rio Grande do Sul, Sergipe, Piauí e Mato Grosso.

As doses devem ser distribuídas ainda nesta semana. Com essa ampliação, no total, 1330 municípios de 25 estados estão contemplados com a imunização contra a doença.

Em coletiva nesta quinta-feira (25), a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, registrou que é preocupante o aumento da circulação do sorotipo três da dengue e que modelos matemáticos mostram que a epidemia de 2025 pode começar já em novembro deste ano.

“Nós tivemos uma mudança grande em 2024 e a previsão é que isso pode se antecipar mais ainda. Então é uma previsão. Como nós, nas emergências, nós trabalhamos sempre com o pior cenário, vamos nos preparar para isso. Então, a ideia é que nós possamos já pactuar as ações em junho. Então a gente começa junho e julho pactuando as ações para possível subida de casos ainda em novembro”.

O Brasil se encontra no grau 3 de emergência que é o último nível antes de uma pandemia. Segundo o Ministério da Saúde, na região das Américas, 14 países estão com epidemias ativas. Brasil tem o maior número de casos e é o penúltimo em letalidade.

Até o momento, foram confirmadas 1.792 mortes por dengue no país e há mais de dois mil óbitos em investigação. Seis estados estão com tendência de aumento: Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Sergipe e Tocantins. Outros 10 estados continuam com decreto de emergência.

A secretária Ethel Maciel reforçou que apesar de haver uma tendência de queda e estabilização da epidemia de 2024, é muito importante que a população e os profissionais de saúde fiquem atentos aos sintomas do agravamento da dengue.

"Nós precisamos saber que ainda muitas pessoas ficarão doentes, muitas pessoas poderão ficar graves, mas nós podemos evitar muitos óbitos. Qualquer sinal de gravidade, como vômito persistente, dor abdominal ou outro sinal e sintoma que impeça a pessoa de ficar hidratado, procurar um serviço de saúde e não tomar medicamento sem conhecimento do médico".

Segundo o Ministério da Saúde, já foram enviadas aos estados mais de 1,68 um milhão de doses de vacinas contra a dengue, com cerca de 48% dessas doses aplicadas.

Edição: Rádio Nacional - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Cultura

Sesc 24 de maio em SP celebra centenário da violeira Helena Meirelles

A história centenária da violeira Helena Meirelles dava um livro. Ela nasceu numa fazenda em meio ao pantanal sul-mato-grossense, em agosto de 1924.

Baixar arquivo
Saúde

Cartilha da Fiocruz ensina jovens a acessar serviços do SUS

O objetivo é oferecer informação precisa e de qualidade para as pessoas de 15 a 29 anos que, muitas vezes, não tem conhecimento sobre como funciona o SUS e que tipo de assistência pode receber.

Baixar arquivo
Geral

Estudo mostra que tecnologias digitais moldam o novo brincar infantil

Pesquisa revela que o uso excessivo de tecnologia compromete a criatividade das crianças, além de prejudicar a saúde física e mental. 

Baixar arquivo
Educação

Prouni: resultado da 2ª chamada será divulgado nesta terça

Os participantes do programa têm direito a bolsas de estudo em faculdades privadas de 50% até 100% do valor do curso. 

Baixar arquivo
Política

Desoneração da folha: Senado deve votar transição nesta terça (20)

Senado e Governo firmaram acordo para a volta gradual dos impostos sob a folha de pagamento, crescendo 5% a cada ano até 2027. Ainda há impasse sobre as fontes de recursos que irão compensar a desoneração.

Baixar arquivo
Política

Barroso marca almoço para debater suspensão das emendas parlamentares

Presidente da Câmara, Arthur Lira, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, foram convidados para o encontro com o presidente do STF. 

Baixar arquivo