Viva Maria: fisioterapeuta fala sobre as ações do "Junho Laranja"

Publicado em 11/06/2024 - 09:00 Por Mara Régia - Brasília

O programa Viva Maria desta terça-feira (11), apresentado por Mara Régia, destacou a importância da prevenção de queimaduras, em alusão ao mês de junho, que é representado pela cor laranja. Para falar sobre o assunto, foi convidada a fisioterapeuta Cristina Lopes Afonso, especialista em queimaduras.

Ela explicou que junho é dedicado à conscientização sobre queimaduras, pois é um mês marcado por festas juninas, período em que ocorrem muitos acidentes por queimaduras. Cristina (que foi vereadora em Goiânia) ressaltou que a cor laranja é associada às queimaduras devido à cor do fogo. Ela lembrou que 6 de junho, especificamente, é o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras. 

A Dra. Cristina também enfatizou a necessidade de prevenção de queimaduras, não apenas aquelas causadas por fogos de artifício, mas qualquer tipo de queimadura. Ela mencionou que a primeira causa de queimaduras é o contato com superfícies aquecidas, mas a causa mais comum de morte é o fogo. Além disso, ela alertou sobre os perigos de soltar balões, uma prática ilegal que pode levar a acidentes graves e até fatais. Por fim, a fisioterapeuta aconselhou que as pessoas evitem brincadeiras perigosas, como pular fogueiras e soltar fogos de artifício com as mãos.

Confira a entrevista no áudio

Últimas notícias
Cultura

Clube da Esquina é escolhido nono melhor álbum de todos os tempos

A escolha é de especialistas da revista Paste, dos Estados Unidos. “50 anos depois o álbum ser reverenciado e ser referência para várias pessoas, não só no Brasil, como no mundo, é motivo de muito orgulho”, disse o cantor e compositor, Lô Borges, à Rádio Nacional.

Baixar arquivo
Educação

Milhares de alunos continuam fora das escolas no Rio Grande do Sul

Na rede estadual, 27 escolas seguem fechadas e mais de 8.400 estudantes estão sem aulas. Na rede municipal de Porto Alegre são 7 mil alunos sem aulas e 14 escolas ainda sem condições de uso devido aos alagamentos.

Baixar arquivo
Política

Lula afirma que está perto de um acordo com quilombolas de Alcântara

A cidade vive uma disputa com o governo, por causa da expansão da Base Espacial, que fica na região. O presidente foi ao Maranhão anunciar uma série de investimentos. Em entrevista, ele defendeu o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MPF vai investigar incêndio no Parque Nacional do Itatiaia

Foram feitas 20 representações que levaram à abertura do procedimento, que deve ser concluído em até 30 dias. Estão sendo colhidas informações iniciais para justificar a instalação de investigações tanto na esfera cível quanto criminal.

Baixar arquivo
Cultura

Machado de Assis, 185 anos e cada vez mais atual

“A cada momento, a cada leitura, ele parece estar escrevendo para nós. Para pessoas que surgem depois do desaparecimento físico do autor”, afirma Antonio Carlos Secchin, atual ocupante da cadeira 19 da Academia Brasileira de Letras, que foi fundada por Machado de Assis.

Baixar arquivo
Cultura

Adélia Prado vence Prêmio Machado de Assis

Essa é a mais importante honraria da Academia Brasileira de Letras e uma das mais tradicionais do país. O prêmio celebra os mais de 20 livros publicados pela escritora mineira.

Baixar arquivo