Usuários da PrEP vão poder se vacinar contra HPV no SUS

Publicado em 03/07/2024 - 16:31 Por Carolina Pessoa - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Ministra da Saúde, Nísia Trindade, divulgou nesta quarta-feira (3) na rede social X, antigo Twitter, que o governo federal vai ampliar a vacina contra HPV, o papilomavírus humano.

Pessoas de 15 a 45 anos que usam profilaxia pré-exposição ao HIV, ou seja, tomam comprimidos antes da relação sexual que permitem ao organismo estar preparado para enfrentar o contato com o vírus, poderão agora se vacinar contra o HPV.

De acordo com a ministra, esse é mais um importante passo para prevenir a doença e cânceres associados a ela.

O assistente social, psicólogo e sanitarista Marco José Duarte ressalta a relevância da medida.

“É uma assertiva do Ministério da Saúde na política de humanização, no sentido de garantir proteção e acolhimento às pessoas que são muito mais vulnerabilizadas para o HIV, e também para o HPV”.

Mas o especialista espera também que novos grupos recebam a vacina em breve.

“Espero que também, no máximo daqui há um ano, que haja outras coberturas também”.

Em abril deste ano, o Ministério da Saúde mudou a estratégia de vacinação contra o HPV adotando dose única para o público-alvo, formado por meninas e meninos de 9 a 14 anos. O objetivo é protegê-los antes da exposição ao vírus.

A vacina também é distribuída gratuitamente pelo SUS e é indicada para vítimas de abuso sexual; mulheres e homens que vivem com HIV; transplantados e pacientes oncológicos.

O HPV está associado ao desenvolvimento da quase totalidade dos cânceres de colo de útero, além de diversos outros tumores em homens e mulheres. A infecção não apresenta sintomas na maioria das pessoas.

A diminuição da resistência do organismo pode desencadear a multiplicação do HPV e, assim, provocar o aparecimento de lesões. A vacina é a medida mais eficaz de prevenção contra a infecção.

Edição: Daniella Longuinho / Fran de Paula

Últimas notícias
Cultura

História Hoje: os detalhes da primeira ponte aérea SP-RJ

A ponte aérea entre São Paulo e Rio de Janeiro é a rota mais movimentada do Brasil. A primeira vez que um piloto realizou um voo, sem escalas, entre as duas cidades foi em 5 de julho de 1914.

Baixar arquivo
Economia

Candidatos ao CNU podem solicitar devolução da taxa de inscrição

Prazo para  fazer o pedido começa nesta sexta-feira e vai até domingo. Ou seja, serão apenas três dias.

Baixar arquivo
Geral

Viva Maria: Festival Latinidades celebra sua 17ª edição em Salvador

Embalado pela força e expressão das negras homenageadas, o festival Latinidades, o maior festival de mulheres negras da América Latina e do Caribe, destaca a jornalista Jacira da Silva, que a partir desta edição seu nome será eternizado em um Prêmio de Jornalismo dedicado espe

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa mostra desigualdades regionais no acesso ao parto no RJ

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz e da Universidade Federal do Rio de Janeiro analisaram dados do SUS, no período de 2010 a 2019, e verificaram que o deslocamento intermunicipal das gestantes para o parto hospitalar aumentou de quase 16 para 21% em dez anos.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Diva do canto e transfeminista, Vivian Fróes luta e crê na superação

Vivian é preparadora vocal e regente de corais. Ela é a voz da vinheta do nosso podcast TRANSformando as Artes, produzido pela Radioagência Nacional em parceria com a Agência Brasil, e a protagonista deste episódio bônus.

Baixar arquivo