A campanha “Na Onda da Doação” quer conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos. A Sociedade de Nefrologia do Rio de Janeiro promove a ação, neste sábado (21/9), na Praça do Arpoador, zona sul da cidade, em parceria com o Grupo do Fígado e a Sociedade de Cardiologia do Rio.
O médico Pedro Túlio Rocha, presidente da Sociedade de Nefrologia do Rio, avalia que este é um gesto de amor, que pode salvar muitas vidas. E ressalta que embora o Brasil se destaque como o maior programa público de transplante do mundo, ainda enfrenta o desafio de uma fila com mais de 60 mil brasileiros à espera de um órgão.
“Buscamos, com a população, esclarecer e motivar esse gesto que pode salvar direta ou indiretamente até oito pessoas. No Brasil, temos cerca de 60 mil pessoas aguardando por um tecido ou um órgão para transplante. E para alguns pode ser a única opção de tratamento para manutenção da vida.”
O evento começa às 9h e contará com atividades para toda a família, incluindo brincadeiras, uma escolinha de surfe para os pequenos e distribuição de material educativo que esclarece dúvidas sobre o processo de doação e transplante. A iniciativa faz parte da programação da campanha Setembro Verde. São diversas atividades, que acontecem em todo o país e marcam o mês de luta pela inclusão social da pessoa com deficiência.