Força Nacional de Segurança ficará mais 90 dias em terra indígena afetada pela usina de Belo Monte

Terra Indígena Apyterewa

Publicado em 27/07/2020 - 10:50 Por Maíra Heinen - Brasília

Agentes da Força Nacional de Segurança Pública vão continuar na Terra Indígena Apyterewa, no Pará, por mais 90 dias. A prorrogação da atuação dos agentes na área foi publicada nesta segunda-feira (27), no Diário Oficial da União, pelo Ministério da Justiça e atende a uma demanda da Funai.

 

De acordo com a Portaria, a Força Nacional deve ficar na região até 23 de outubro. No entanto, o prazo ainda pode ser prorrogado a pedido.

 

Desde de 2016, os agentes federais atuam na área nas ações de segurança e no processo de desintrusão do território.

 

A Terra Indígena Apyterewa é área tradicional do povo Parakanã, homologada por decreto presidencial em 19 de abril de 2007; e integra o conjunto de terras indígenas que foram afetadas pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte.

 

A regularização fundiária, incluindo a retirada dos ocupantes não indígenas, é uma das condicionantes governamentais do processo de licenciamento ambiental do empreendimento.

Últimas notícias
Geral

Senado cria comissão para acompanhar ações no RS

Segundo o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a Comissão vai acompanhar as medidas do executivo estadual e federal e centralizar as iniciativas legislativass. Entre elas a viabilização de recursos para ajudar o governo do estado e prefeituras e a análise da suspensão da dívida do Rio Grande do Sul com a União.

Baixar arquivo
Geral

Defesa Civil: chuvas no Rio Grande do Sul já provocaram 85 mortes

Levantamento da Defesa Civil mostra que 1,4 milhão de pessoas foram afetadas ou estão desabrigadas ou desalojadas.

Baixar arquivo
Internacional

Hamas aceita proposta de cessar-fogo; Israel nega ter concordado

Já era início da noite em Gaza quando chegou a notícia de que o Hamas havia concordado com um cessar-fogo. Multidões foram às ruas comemorar em vários pontos, como em Rafah, no sul.

Baixar arquivo
Geral

Governo federal cria escritório de monitoramento no Rio Grande do Sul

O local em Porto Alegre vai centralizar as ações do apoio federal ao estado na recuperação dos danos causados pelas chuvas.

Baixar arquivo
Política

Lula assina projeto para agilizar ações de apoio ao Rio Grande do Sul

O projeto de decreto legislativo foi assinado na sala de situação, no Palácio do Planalto, e passará por aprovação do Congresso Nacional. 

Baixar arquivo
Geral

Inmet divulga alerta de “grande perigo”, com mais uma onda de calor

A onda de calor, que elevará temperaturas em até 5°C, vai afetar, sobretudo, os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

Baixar arquivo