Polícia Federal desarticula esquema de lavagem de dinheiro do PCC

Foram cumpridos 623 mandados, sendo 422 de prisão preventiva

Publicado em 31/08/2020 - 15:55 Por Dayana Vítor - Brasília

A segunda fase da megaoperação Caixa Forte da Polícia Federal foi realizada nesta segunda-feira (31), em 19 estados e do Distrito Federal. O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) ajudou no trabalho de inteligência. Tudo para desarticular núcleos de lavagem de dinheiro do Primeiro Comando da Capital, o PCC. A primeira fase ocorreu em 2019.

Cerca de 1.100 policiais saíram às ruas para cumprir 623 ordens judiciais, sendo 422 mandados de prisão preventiva, a maioria no Paraná, Mato Grosso do Sul e Rondônia. Dessas ordens de prisão, 210 eram contra integrantes do alto escalão do PCC que já cumprem pena em presídios federais.

Segundo as investigações, os acusados receberiam ajuda financeira da facção por terem realizado missões determinadas por líderes como, por exemplo, execuções de servidores públicos.

Também houve 201 mandados de busca e apreensão, neste caso, a maioria dos pedidos judiciais foi para o Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. Todas as ordens judiciais partiram da 2ª Vara de Tóxicos de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

O delegado da Polícia Civil de Minas Gerais, Murillo Ribeiro, revela o total apreendido na operação.

Esta megaoperação surgiu após dados obtidos na primeira fase da Operação Caixa Forte. No ano passado, os agentes identificaram os membros do PCC responsáveis pelo chamado "Setor do Progresso”, que se dedica à lavagem de dinheiro do tráfico.

Essas pessoas revelaram que parte das quantias obtidas com os crimes era destinada a diversas contas bancárias da facção. Inclusive para o “Setor da Ajuda”, responsável por recompensar membros do PCC recolhidos em presídios.

Mas esses membros do "Setor da Ajuda" indicavam contas geralmente de parentes que não pertenciam à facção para receber o dinheiro e dificultar a origem dos ganhos. O coordenador da Operação, Aleksander Castro, detalha quanto cada membro preso do PCC recebia no esquema.

Os suspeitos são investigados pelos crimes de participação em organização criminosa, associação para o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Se condenados, podem pegar até 28 anos de detenção.

 

Edição: Lana Cristina

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Com duas medalhas, Rebeca Andrade encerra participação na Olimpíada

Rebeca Andrade leva para o Brasil duas medalhas no peito, a de prata (individual geral) e a de ouro (salto). Ela encerrou nesta segunda-feira (2) sua participação na quinta colocação na final da prova de solo na ginástica artística na Olimpíada de Tóquio.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Imigrantes venezuelanos são absorvidos na rede de ensino de Pacaraima

Desde a flexibilização da entrada de imigrantes venezuelanos em situação de vulnerabilidade, ao Brasil, a cidade, em Roraima, mais que dobrou o número de estudantes matriculados na rede municipal de ensino.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Pesquisadores da UFPR transformam lixo em energia elétrica

Reduzir, reutilizar, reciclar.  Os três Rs da sustentabilidade. Resultados alcançados por pesquisadores da Universidade Federal do Paraná mostraram que é possível transformar lixo em energia elétrica, e muito mais, usando microalgas no processo.

Baixar arquivo
Educação

23 estados já anunciaram retorno das aulas presenciais

Depois de 1 ano e 6 meses fechadas, a maioria das escolas públicas do país deve reabrir neste mês de agosto. Apenas Paraíba e Acre têm previsão de retorno em setembro, quando a vacinação dos professores deve incluir a segunda dose. Roraima é o único estado sem data prevista.

Baixar arquivo
Saúde

Aleitamento materno melhora saúde da mães e dos bebês

O médico pediatra Moisés Chencinski explica que o poder público também é responsável por oferecer suporte para que as mães que precisam e querem amamentar seus bebês, façam isso com respeito e segurança.

Baixar arquivo
Saúde

Sono inadequado e cochilos de dia podem afetar memória e aprendizado

Adolescentes que têm o hábito de dormir menos de oito horas de sono de qualidade durante a noite podem criar o costume inadequado de tirar cochilos durante o dia. Esse comportamento pode gerar prejuízos relacionados ao aprendizado, à memória e ao desempenho escolar.

Baixar arquivo