PF faz operação para investigar fraudes na Petrobras

É a Lava Jato de número 77, chamada de Sem Limites IV

Publicado em 20/10/2020 - 12:09 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

A Polícia Federal realiza nesta terça-feira (20) mais uma fase da operação Lava Jato no Rio de Janeiro, com o objetivo de dar continuidade às investigações de fraudes cometidas na gerência executiva de Marketing e Comercialização da antiga Diretoria de Abastecimento da Petrobras. A operação de número 77, chamada de "Sem Limites IV", cumpre sete mandados de busca e apreensão na capital e em Niterói, na região metropolitana.

Segundo informações da Polícia Federal, as fraudes ocorriam em negociações de óleos combustíveis e derivados de petróleo entre a empresa brasileira e companhias estrangeiras.As apurações contaram com informações obtidas em dois acordos de colaboração premiada de envolvidos no esquema.

Ainda segundo a PF, um funcionário da Petrobras gerava artificialmente demandas que justificassem novas operações de compra e venda desses produtos. Nessas negociações, eram pagas comissões a intermediários, que também repassavam propinas a funcionários da Petrobras. Os investigados responderão pela prática dos crimes de corrupção passiva, organização criminosa e de lavagem de dinheio.

Em nota, a Petrobras reafirmou que é vitima dos crimes desvendados pela Operação Lava Jato, sendo reconhecida como tal pelo Ministério Público e o Supremo Tribunal Federal. A companhia disse que colabora com as investigações desde 2014 e, em relação à operação de hoje, ajudou na produção de provas que auxiliaram os trabalhos de investigação.

A nota ressalta ainda que a empresa é coautora do MPF e da União em 21 ações de improbidade administrativa em andamento e assistente de acusação em 71 ações penais relacionadas a atos ilícitos investigados pela Lava Jato.

 

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Geral

Senado cria comissão para acompanhar ações no RS

Segundo o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a Comissão vai acompanhar as medidas do executivo estadual e federal e centralizar as iniciativas legislativass. Entre elas a viabilização de recursos para ajudar o governo do estado e prefeituras e a análise da suspensão da dívida do Rio Grande do Sul com a União.

Baixar arquivo
Geral

Defesa Civil: chuvas no Rio Grande do Sul já provocaram 85 mortes

Levantamento da Defesa Civil mostra que 1,4 milhão de pessoas foram afetadas ou estão desabrigadas ou desalojadas.

Baixar arquivo
Internacional

Hamas aceita proposta de cessar-fogo; Israel nega ter concordado

Já era início da noite em Gaza quando chegou a notícia de que o Hamas havia concordado com um cessar-fogo. Multidões foram às ruas comemorar em vários pontos, como em Rafah, no sul.

Baixar arquivo
Geral

Governo federal cria escritório de monitoramento no Rio Grande do Sul

O local em Porto Alegre vai centralizar as ações do apoio federal ao estado na recuperação dos danos causados pelas chuvas.

Baixar arquivo
Política

Lula assina projeto para agilizar ações de apoio ao Rio Grande do Sul

O projeto de decreto legislativo foi assinado na sala de situação, no Palácio do Planalto, e passará por aprovação do Congresso Nacional. 

Baixar arquivo
Geral

Inmet divulga alerta de “grande perigo”, com mais uma onda de calor

A onda de calor, que elevará temperaturas em até 5°C, vai afetar, sobretudo, os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

Baixar arquivo