PF faz operação para investigar fraudes na Petrobras

É a Lava Jato de número 77, chamada de Sem Limites IV

Publicado em 20/10/2020 - 12:09 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

A Polícia Federal realiza nesta terça-feira (20) mais uma fase da operação Lava Jato no Rio de Janeiro, com o objetivo de dar continuidade às investigações de fraudes cometidas na gerência executiva de Marketing e Comercialização da antiga Diretoria de Abastecimento da Petrobras. A operação de número 77, chamada de "Sem Limites IV", cumpre sete mandados de busca e apreensão na capital e em Niterói, na região metropolitana.

Segundo informações da Polícia Federal, as fraudes ocorriam em negociações de óleos combustíveis e derivados de petróleo entre a empresa brasileira e companhias estrangeiras.As apurações contaram com informações obtidas em dois acordos de colaboração premiada de envolvidos no esquema.

Ainda segundo a PF, um funcionário da Petrobras gerava artificialmente demandas que justificassem novas operações de compra e venda desses produtos. Nessas negociações, eram pagas comissões a intermediários, que também repassavam propinas a funcionários da Petrobras. Os investigados responderão pela prática dos crimes de corrupção passiva, organização criminosa e de lavagem de dinheio.

Em nota, a Petrobras reafirmou que é vitima dos crimes desvendados pela Operação Lava Jato, sendo reconhecida como tal pelo Ministério Público e o Supremo Tribunal Federal. A companhia disse que colabora com as investigações desde 2014 e, em relação à operação de hoje, ajudou na produção de provas que auxiliaram os trabalhos de investigação.

A nota ressalta ainda que a empresa é coautora do MPF e da União em 21 ações de improbidade administrativa em andamento e assistente de acusação em 71 ações penais relacionadas a atos ilícitos investigados pela Lava Jato.

 

Edição: Lana Cristina

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Fiocruz vai entregar nova remessa de vacinas contra covid nesta sexta

O carregamento, somado aos lotes liberados nesta semana, alcança um total de 4,6 milhões de doses.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados de quinta-feira (23) no futebol

Na Série B do Campeonato Brasileiro, o CSA derrotou o Botafogo por 2 a 0. Na Copa Sul-Americana, o Athletico Paranaense foi até o Uruguai e venceu o Peñarol  por 2 a 1 na primeira partida das semifinais.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores descobrem vírus parecido com o da covid-19 em morcegos

Ele foi descoberto justamente durante uma pesquisa para tentar desvendar a origem do Sars-Cov-2, que se transformou na pior pandemia dos últimos tempos.

Baixar arquivo
Geral

SIMU: sistema une dados públicos sobre mobilidade urbana

O portal do Ministério do Desenvolvimento Regional, lançado nesta quinta-feira dentro da Semana Nacional de Mobilidade, une dados públicos de diversas fontes como o IBGE, Agência Nacional do Petróleo e Gás e Datasus.

Baixar arquivo
Política

Comissão da Câmara aprova substitutivo à PEC da Reforma Administrativa

Foram 28 votos favoráveis e 18 contrários. O texto retoma vários pontos da proposta encaminhada pelo governo ao Congresso Nacional, em setembro do ano passado.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil avança para quartas de final na Copa do Mundo de Futsal

Nas quartas de final, os brasileiros vão enfrentar a seleção de Marrocos, no próximo domingo (26), às 10h, horário de Brasília, na cidade de Vilnius, na Lituânia.

Baixar arquivo