TRE-RJ defende ação de fiscal armado em atividade durante campanha

Juíza diz que policial apontou arma por haver ameaça de agressão

Publicado em 01/11/2020 - 12:12 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro defendeu a abordagem feita por um fiscal que apontou uma arma para um candidato a vereador durante atividade de campanha em Anchieta, na Zona Norte do Rio, contra nesse sábado (31). A ação foi filmada e divulgada nas redes sociais.

Na filmagem dois fiscais tentam apreender o equipamento de som e outros materiais usados pelo candidato, que resiste. Após alguns segundos de disputa por uma caixa de som, um dos fiscais saca uma arma, se apresenta como terceiro sargento da Polícia Militar e ordena que o candidato não se aproxime dele.

De acordo com o TRE, boa parte dos fiscais são de fato policiais cedidos pela corporação, que mantém seus deveres de ofício e têm porte de arma. A juíza responsável pelas ações de fiscalização na capital, Luciana Mocco, defendeu que essa é uma medida importante pra garantir a segurança das próprias equipes.

Ainda de acordo com a magistrada, a abordagem ao candidato foi feita porque ele havia instalado uma barraca em frente a um supermercado, além de ocupar a calçada com um boneco de dois metros de altura. Mas a legislação eleitoral permite exclusivamente o uso de bandeiras e a colocação de mesas para distribuição de material de campanha, desde que não atrapalhem a circulação de pessoas e veículos.

Para a juíza, tudo indica que o policial sacou a arma porque havia uma ameaça de injusta agressão. Ainda assim, ela afirma que o incidente será apurado com rigor.

 

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Geral

Chuva no Rio Grande do Sul afeta cerca de 400 mil pessoas

De acordo com as informações da Defesa Civil, até o momento, 265 municípios já foram afetados pelos temporais e alagamentos.

Baixar arquivo
Geral

Ministra Esther Dweck explica o adiamento do Concurso Unificado

A nova data das provas ainda não foi definida. O exame seria neste próximo domingo (5). O concurso foi adiado em todo o país por causa do estado de calamidade pública provocado pelas chuvas no Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Estudo do Cemaden analisa combate a desastres naturais no Brasil

De acordo com a pesquisa, os municípios brasileiros precisam desenvolver planos de contingência com monitoramento eficiente e resposta rápida. Além da conscientização da população. 

Baixar arquivo
Cultura

Orla de Copacabana terá 18 torres de sonorização para show da Madonna

Palco que a cantora pop se apresentará tem 812 metros quadrados. Além disso, a estrutura conta com três passarelas que serão usadas pela cantora e seus dançarinos.

Baixar arquivo
Economia

Juros do cartão de crédito sobem em março e chegam a 421% ao ano

Março teve um aumento de quase 9,5% em relação ao mês anterior, o primeiro desde dezembro. Mesmo assim, em 12 meses, o juros do rotativo teve queda de 12%.

Baixar arquivo
Política

Lula e primeiro-ministro do Japão discutem agendas bilaterais

Após o encontro, o presidente voltou a prestar solidariedade ao povo gaúcho. Entre os assuntos tratados com o primeiro-ministro japonês, está a exportação de carne bovina, uma reivindicação antiga do Brasil.

Baixar arquivo